News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 27 de April de 2024
Home » Força Aérea » FAB realiza pela primeira vez lançamento de material pesado com uso de óculos de visão

FAB realiza pela primeira vez lançamento de material pesado com uso de óculos de visão

Força Aérea
Por

Trasportex 2014.9

Uma aeronave C-105 Amazonas decolou da Base Aérea de Campo Grande (BACG) na madrugada de quinta-feira (14/08) para realizar uma manobra inédita na aviação de transporte da FAB: o lançamento de material pesado com a utilização dos óculos de visão noturna (NVG).O fardo de 1.750 quilos foi lançado em uma área a 15 km da BACG e faz parte das novas técnicas testadas no exercício operacional Transportex 2014.

“O objetivo é ter uma doutrina de emprego a qualquer hora do dia ou da noite. As missões com o NVG para lançamento de material pesado dão oportunidade à Aviação de Transporte da FAB lançar mais toneladas de suprimentos para tropas das Forças Armadas em solo, em tempos de guerra, ou missões humanitárias e apoio à população de cidades em situação de calamidade pública, em tempos de paz”, explica o coordenador do treinamento em NVG na Transportex, Capitão Bruno Américo Pereira.

Trasportex 2014.7

As cargas lançadas são acondicionadas e fixadas em plataformas apropriadas e extraídas da aeronave por meio de um paraquedas. A preparação do material é feita por militares do Exército, que também participam da missão.

A Transportex nos dá a oportunidade de treinar os lançamentos com maior intensidade do que normalmente nós fazemos e gera interação das Forças com a especialidade de preparação de cargas do Exército e o lançamento pelas aeronaves da FAB, comenta o Tenente do Exército Victor Angelici Ferreira dos Santos, do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil.

Normalmente o lançamento do material pesado é feito a aproximadamente 214 metros de altitude. “O desafio maior é realizar algo novo. O lançamento diurno já requer muito cuidado e, para realizar a missão à noite, o trabalho é mais minucioso ainda. Mas a lançamento foi feito com sucesso”, afirma o Capitão Leandro Sigolo, do Esquadrão Onça.

Trasportex 2014.6

O aviador explica que são necessárias horas de preparação, desde a checagem de fitas até os testes do movimento de entrada e saída da carga, para garantir que nada travará o material na hora do lançamento, comprometendo a segurança do voo e o êxito da missão.

Entre os materiais que podem sem lançados estão armamentos, munições, veículos, geradores de energia, mantimentos, medicamentos e água potável.

Sobre o NVG

O equipamento aumenta em até 50 mil vezes a luminosidade, além de aproveitar a luz das estrelas e da lua para que os pilotos consigam realizar missões noturnas.

Trasportex 2014.8

Na Aviação de Transporte, o NVG pode ser empregado em missões de busca, lançamento de material e de pessoal. Antes do treinamento de voo com NVG para a Transportex 2014, os tripulantes do exercício operacional realizaram uma preparação no simulador de voo do C-105 em Manaus.

Fonte | Fotos: cecomsaer