News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Monday, 15 de July de 2024
Home » Força Aérea » FAB resgata índia vitima de queimadura no Amapá

FAB resgata índia vitima de queimadura no Amapá

Força Aérea
Por

Resgate da India Ten Takeo

OkoiWaijapi, índia da aldeia Jiriru’Wyry, foi resgatada nessa segunda-feira (15/12) pela tripulação de um helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira. Ela havia sofrido queimaduras de segundo grau nas pernas após um acidente com óleo quente e precisava ser transferida para um hospital. Localizadas na margem do Rio Mapari, no norte do Amapá, a aldeia está a 235 quilômetros de distância da capital, Macapá.

Resgate da India cap glauber.3

Para chegar ao posto de saúde mais próximo, seriam cinco dias de caminhada na selva. Com o helicóptero do Esquadrão Falcão, de Belém (PA), foi possível fazer o traslado em poucas horas. “Havia moscas nos ferimentos, e as condições de higiene do local onde a paciente estava eram precárias. Ela corria o risco de ter uma grave infecção ”, explica o Tenente Médico Hugo Carlo Leão Monteiro.

Resgate da India cap glauber.2

A área era de difícil acesso. Como não havia local para pouso, a tripulação precisou sobrevoar a aldeia e fazer o resgate com o uso do guincho. “O H-36 só podia fazer o pairado em cima de alguma clareira próxima para nosso içamento, para não destruir as casas da aldeia devido ao forte sopro do rotor.

Resgate da India cap glauber

Após prestar os primeiros socorros à vítima, tivemos de caminhar bastante pela mata fechada carregando-a com cuidado até o local onde seríamos apanhado”, conta o Sargento Manoel Costa Soares. A índia foi transportada para o Aeroporto de Macapá, onde foi entregue aos cuidados da equipe da Casa de Saúde Indígena. A paciente passa bem.

Resgate da India Sgt ExpeditoResgate da India Sgt Expedito.2Resgate da India sgt rezende

Fonte | Fotos: cecomsaer