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Wednesday, 01 de May de 2024
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Garantindo a segurança da navegação: conheça o Projeto I-X

Força Aérea
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GEIV Hawk.2

“O avião é o meio de transporte mais seguro que existe”, essa frase é tão verdadeira que já virou senso comum. A garantia de um voo seguro contudon depende de vários fatores, entre eles um aspecto tão relevante quanto desconhecido pelo público viajante, a qualidade e precisão dos equipamentos que apoiam a navegação das aeronaves.

É aí que entra em ação o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e o seu Projeto I-X, que pretende consolidar a Força Aérea Brasileira no cenário do que há de mais moderno no segmento.

Você internauta não vê o trabalho desses militares, mas eles são fundamentais para que você aproveite a ponte aérea diária, ou aquelas merecidas férias com tranquilidade. Conheça um pouco mais sobre o trabalho do GEIV e sobre o equipamento de primeiro mundo previsto pelo I-X.

Geiv

De modo simples e direto, o Grupo Especial de Inspeção em Voo, o famoso GEIV, é responsável por testar, conferir e calibrar os equipamentos utilizados em todas as fases de um voo. Da decolagem ao pouso, os instrumentos checados e devidamente liberados pelo GEIV são utilizados pelas aviações militar e civil diariamente.

Para isso acontecer, são necessários aparelhos específicos de qualidade. A verificação ocorre utilizando equipamentos eletrônicos cuidadosamente testados que equipam as aeronaves de Inspeção em Voo ou, como são mais conhecidas, “Aeronaves-Laboratório”.

O Projeto I-X aparece nesse cenário para garantir um salto operacional significativo nas missões do GEIV. O plano contempla a aquisição de aeronaves EMBRAER Legacy 500 para o cumprimento da atividade de Inspeção em Voo e de Radio-monitoragem em todo o território nacional. Ao todo serão seis Legacy 500 a serem entregues a partir do primeiro semestre de 2016.

Logo projeto I-X

Fique Por Dentro

O Legacy 500 é um jato de médio porte, com excelente desempenho, baixo custo de operação e tecnologia totalmente fly-by-wire (sistema de controle por cabos elétricos). Ao entrar em operação a nova plataforma substituirá as aeronaves IC-95 Bandeirante em serviço desde 1976 e que já não atendem às novas necessidades impostas pelos constantes avanços tecnológicos como alguns procedimentos já implementados nos aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont ) e de Joinville, SC.

O Governo Federal por intermédio do Programa de Investimentos em Logísticas e de Aeroportos, pretende fortalecer e reestruturar a rede de aviação regional brasileira. Com a expansão da oferta de transporte aéreo e melhorias na qualidade da infraestrutura e dos serviços aeroportuários. E o importante está aqui, pois haverá incremento significativo da quantidade de auxílios e de procedimentos à navegação aérea sujeitos à Inspeção em Voo.

Painel Legacy

De forma geral, tanto a aeronave como o painel UNIFIS 3000 (foto acima) instalado em seu interior, responsável pela análise dos sinais eletrônicos, contemplam o que há de mais moderno em seus segmentos.

Mais Sobre o GEIV

Ainda que sua base operacional esteja no Rio de Janeiro o Grupo atua em todo o País, cumprindo cerca de 1000 inspeções durante o ano praticamente todos os dias contabilizando mais de 3500 horas de voo anuais.

Para inspecionar de forma eficiente os equipamentos de navegação/comunicação e cobrir todo o território nacional a cada dois meses o GEIV conta atualmente com 10 aeronaves-laboratório, sendo quatro jatos Hawker800 XP IU-93A de alta performance e seis IC-95 Bandeirante reconhecidos facilmente pela característica pintura cinza e vermelha.

Geiv.2

Aparentemente comuns, essas aeronaves são na verdade equipadas com um laboratório eletrônico de alta precisão, que verificam a emissão de sinais confiáveis e con­tínuos para uso da navegação aérea. Além disso, apresentam boa autonomia e desempenho em velocidade, que possibilitam as inspeções nas mesmas condições encontradas pelos usuários em viagens por empresas civis.

Devido à grande extensão territorial do Brasil, é necessária a instalação e manutenção de uma quantidade expressiva desses auxílios. Atualmente, são cerca de 900 equipamentos. Dada a sua referência na atividade, o GEIV também já realizou inspeção em voo em outros países da América do Sul, entre eles Paraguai, Bolívia, Equador e Argentina, através de convênios firmados internacionalmente.

IC-95 Geiv

Saiba mais sobre a missão do GEIV no Programa Conexão FAB:

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GEIV HawkGeiv.3

FONTE : Força Aérea Blog

Fonte | Fotos: operacional