News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Monday, 15 de July de 2024
Home » Força Aérea » Lanceváque – Manobra do EDA inspira nome de turma da EPCAR

Lanceváque – Manobra do EDA inspira nome de turma da EPCAR

Força Aérea
Por

Turma Lanceváque

Uma das manobras mais emocionantes da história da Esquadrilha da Fumaça recebeu homenagem dos novos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) de 2015. A acrobacia Lanceváque, muito apreciada pelo público no período em que o Esquadrão a realizava com a aeronave T-27 Tucano, foi o nome que os alunos escolheram para batizar sua turma.

E é esta manobra que fez parte do grito de guerra entoado na manhã desta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, quando 185 alunos receberam as platinas após 20 primeiros dias de adaptação à vida militar. Como forma de agradecimento à homenagem, uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça fez passagens aéreas durante a cerimônia militar para um público formado por pais, familiares e amigos presentes no Pátio da Bandeira da EPCAR, em Barbacena (MG).

Turma Lanceváque.2

O Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, destacou a importância do evento. “Este é o resultado da motivação que a Esquadrilha da Fumaça traz para os jovens que ingressam anualmente na Força Aérea Brasileira”. Vale ressaltar que o Comandante atual da EPCAR, Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, voou na Esquadrilha da Fumaça durante o período de 1988 a 1992 como Ala Direita, posição de nº 2.

O período de adaptação foi realizado durante 20 dias. Nessa primeira fase, os alunos receberam instruções típicas do início da vida na caserna: aulas sobre conduta militar, ordem unida, atividades físicas e regulamentos da Aeronáutica. A partir de agora, os alunos continuarão com as instruções militares e iniciarão o aprendizado científico referente às matérias do Ensino Médio regulamentar.

Turma Lanceváque.4

Turma Lanceváque.3

Grito de guerra da Turma Lanceváque 2015 da EPCAR:

Guerreiros alados

O voo alcançarão

Com força

Com garra

Protegendo a nação

A Fumaça eterniza em nosso coração

O ideal da Força Aérea

Ao cumprir nosso missão

Lanceváque!!!

Não importa o perigo quando estamos a voar

Diante do combate nunca iremos fraquejar

Lanceváque ao ataque o inimigo abater

EPCAR, uno cinco, Força Aérea até morrer!

FONTE : EDA

Fonte | Fotos: operacional