News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Thursday, 13 de June de 2024
Home » Força Aérea » Militares do CLA realizam curso de operação de equipamentos mecanizados

Militares do CLA realizam curso de operação de equipamentos mecanizados

Força Aérea
Por

CLA Mec

Militares do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) encerraram no dia 05/12 o Curso de Operador de Equipamentos Mecanizados (COEM). A capacitação é realizada pelo Comando Geral de Apoio (COMGAP) desde o dia 24/11 no CLA, com o objetivo capacitar profissionais para a operação dos equipamentos mecanizados utilizados pelo Sistema do Correio Aéreo Nacional (SISCAN), observando-se as regras de segurança.

Ao todo 18 militares do CLA, realizaram o curso com instruções teóricas básicas para operação de Equipamentos Mecanizados. Ainda houve treinamento prático no Hangar do CLA em Alcântara com operação de empilhadeiras e carregamento e descarregamento de carga. A partir da capacitação, os novos operadores passam a estar aptos para o trabalho de empilhamento de materiais e equipamentos em aeronaves de carga da Força Aérea Brasileira (FAB) como o C-105 Amazonas e o C-130 Hércules, maior cargueiro da Força a ser futuramente substituído pela aeronave KC-390.

CLA Mec.2

Dada às características do CLA, é essencial que exista pessoal apto para operação de equipamentos mecanizados, tendo em vista recebermos muitos artefatos da área espacial como foguetes e seus componentes vindos dos locais mais distantes. Logo o curso oferecido pelo COMGAP contribui positivamente na nossa missão de preparar, lançar e rastrear, afirma o Coronel Engenheiro Cesar Demétrio Santos, Diretor do CLA.

O COEM é realizado pelo COMGAP nas organizações militares da FAB e é voltado para militares ou servidores civis assemelhados até a graduação de suboficial. Além disso, o participante deve exercer atividades em postos do Correio Aéreo Nacional (PCAN), elemento CAN, esquadrão ou organização militar, possuidora de empilhadeiras de até dez toneladas. O candidato ao curso deve estar também habilitado a conduzir veículos automotores, possuindo CNH válida. O curso possui uma carga horária total de 80 horas.

Foto 54 -Centro de Lançamento da Alcântra - MA

FONTE : CLA

Fonte | Fotos: operacional