News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Força Aérea » Tripulação feminina é destaque no Esquadrão Puma

Tripulação feminina é destaque no Esquadrão Puma

Força Aérea
Por

Tripulação do Esq PumaPor  Asp. Jornalista Cynthia Fernandes

O Esquadrão Puma (3º/8º Gav) agora conta com uma tripulação 100% feminina. A Capitão Aviadora Márcia Regina Laffratta Cardoso foi elevada a condição de piloto operacional no helicóptero H-34 Super Puma. O primeiro voo da oficial aconteceu numa data marcante, Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (08/03).

Durante 30 minutos, Capitão Márcia participou de um resgate simulado no mar, na região de Florianópolis. Em seguida, deslocou-se para Belém (PA), onde realiza o curso da aeronave H-36 Caracal. O novo helicóptero deverá ser recebido pelo Esquadrão Puma ainda nesse ano e trará grandes desafios e capacidades para a unidade no cumprimento de suas missões.

Com essa conquista, o Esquadrão Puma conte com uma tripulação completa para operar o helicóptero H-34. A equipe também é composta pela Tenente Aviadora Débora Ferreira Monnerat e as Sargentos Elizângela Secco e Renata de Miranda Silva, ambas operadoras de equipamentos.

Segundo a Tenente Débora, piloto básica na aeronave, é um privilégio contar com uma equipe só de mulheres. “Esse é um ambiente tipicamente masculino. Perceber como as mulheres estão entrando nesse meio é gratificante”, comemora.

A tripulação feminina está apta para participar de missões de atendimento à calamidades públicas, busca e salvamento e evacuação de pessoas isoladas e em locais de dificil acesso. “Estamos prontas para sair em missões reais, vamos continuar treinando para manter e aperfeiçoar a operacionalidade, sempre”, disse a piloto.

FONTE : www.carranca.aer.mil.br

Fonte | Fotos: operacional