News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Força Aérea » William Barros e Artur Oliveira são eleitos presidente e vice do STM

William Barros e Artur Oliveira são eleitos presidente e vice do STM

Força Aérea
Por

Ministro do STM William de Oliveira Barros

O ministro William de Oliveira Barros será o novo presidente do Superior Tribunal Militar. Ele foi eleito na última quinta-feira (5/2), pelo Plenário, para comandar a corte de 2015 a 2017. Para a vice-presidência, foi escolhido o ministro Artur Vidigal de Oliveira. A posse deles está marcada para ocorrer no dia 16 de março.

Tenente-brigadeiro-do-ar, o presidente-eleito do STM é ministro desde março de 2007 e ocupa uma das três vagas destinadas à Aeronáutica. Ele ingressou na Força Aérea Brasileira em 1961 e, desde então, ocupou cargos dentro das Forças Armadas, principalmente em áreas operacionais dentre os quais piloto de helicóptero e transporte aéreo.

Com 7.255 horas de vôo, ele se tornou especialista na Aviação de Busca e Salvamento, com atuação na região amazônica e especialista em prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos (Safety Officer no Royal Institute of Technology — Estocolmo, Suécia). Em postos de comando, o oficial-general foi comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas, em Brasília, e chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, também na capital federal.

Ministro Artur Vidigal

Já o vice-presidente eleito é bacharel em Direito, ministro do STM desde maio de 2010. É especialista em Direitos Humanos pela Fundação Universidade de Brasília, em cooperação com a University of Essex — Departament of Law — Human Rights Center, e procurador autárquico concursado desde 1984.

Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Artur Vidigal de Oliveira foi advogado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e chefe de gabinete do ministro da defesa e assessor especial do ministro da Defesa, entre 2004 e 2007. Ele exercia o cargo de consultor da União da Advocacia-Geral da União poucos antes de ser nomeado pelo STF. Com informações da assessoria de imprensa do STM.

FONTE : CONSULTOR JURÍDICO

Fonte | Fotos: operacional