News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Monday, 15 de July de 2024
Home » História » A Cobra Fumou… Entenda o símbolo da FEB

A Cobra Fumou… Entenda o símbolo da FEB

Diversos
Por

figuras-1-e-21

A frase que dizia que seria mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra foi muito repetida antes do país enviar 25 mil pracinhas para lutar ao lado dos Aliados contra o nazismo e o fascismo, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi a partir daí que surgiu o símbolo da FEB, a cobra fumando cachimbo.

figuras-3-e-4

“A cobra vai fumar!” passou então a ser o lema da Força Expedicionária Brasileira e aparece em diversos registros da época. A cobra fumando aparecia, inclusive, nos uniformes das tropas. Em 1945, a pedido do Jornal O Globo, a cobra fumando ganhou uma releitura pelas mãos de ninguém menos que Walt Disney.

imagem51

É importante que contemos essas histórias e curiosidades para que a memória da participação do Brasil na Segunda Guerra não se perca, e que cada vez mais pessoas conheçam essa parte muitas vezes desconhecida de nossa História. No dia 07 de maio chega aos cinemas um filme que conta um pouco da trajetória de nossos soldados durante a campanha da Itália. Você pode acompanhar os detalhes da produção e mais curiosidades sobre o filme e sobre a FEB seguindo a página no Facebook de “A Estrada 47″ (facebook.com/AEstrada47).

 FONTE : EBlog

Fonte | Fotos: operacional