News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 17 de April de 2024
Home » História » A Cobra Fumou… Entenda o símbolo da FEB

A Cobra Fumou… Entenda o símbolo da FEB

Diversos
Por

figuras-1-e-21

A frase que dizia que seria mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra foi muito repetida antes do país enviar 25 mil pracinhas para lutar ao lado dos Aliados contra o nazismo e o fascismo, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi a partir daí que surgiu o símbolo da FEB, a cobra fumando cachimbo.

figuras-3-e-4

“A cobra vai fumar!” passou então a ser o lema da Força Expedicionária Brasileira e aparece em diversos registros da época. A cobra fumando aparecia, inclusive, nos uniformes das tropas. Em 1945, a pedido do Jornal O Globo, a cobra fumando ganhou uma releitura pelas mãos de ninguém menos que Walt Disney.

imagem51

É importante que contemos essas histórias e curiosidades para que a memória da participação do Brasil na Segunda Guerra não se perca, e que cada vez mais pessoas conheçam essa parte muitas vezes desconhecida de nossa História. No dia 07 de maio chega aos cinemas um filme que conta um pouco da trajetória de nossos soldados durante a campanha da Itália. Você pode acompanhar os detalhes da produção e mais curiosidades sobre o filme e sobre a FEB seguindo a página no Facebook de “A Estrada 47″ (facebook.com/AEstrada47).

 FONTE : EBlog

Fonte | Fotos: operacional