News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Tuesday, 30 de April de 2024
Home » Internacional » Qatar acerta com os EUA a compra de Sistemas antimísseis Patriot e de helicópteros AH-64 APACHE

Qatar acerta com os EUA a compra de Sistemas antimísseis Patriot e de helicópteros AH-64 APACHE

Diversos
Por

apache_3

Os Governos dos Estados Unidos e do Qatar assinaram nesta ultima segunda feira, um acordo para a venda de sistemas antimísseis “Patriot” e de helicópteros AH-64 “Apache”, a um valor de U$S 11 milhões.

O acordo foi alcançado depois de uma reunião, entre o Secretário de Defesa Chuck Hagel e o seu homólogo do Qatar Ali al-Atiyah em Washington, o acordo inclui a venda de 10 sistemas de baterias Patriot, 247 mísseis PAC-3 e de 117 míesseis GEM-T no valor de U$S 7 milhões.

Patriot_missile_launch_b

O resto do pacote do acordo seriam 24 helicópteros Apache e 500 mísseis Javelin, com valores de U$S 3 milhões e U$S 1 milhão, respectivamente.

O acordo, que se torna o maior contrato de vendas de armamentos dos EUA até agora este ano, serve para proporcionar pela primeira vez à este país, um sistema de defesa que outros aliados na região já o possuem, como a Arábia Saudita e o Kuwait.

A venda dos itens já foi confirmado pelo Pentágono as agência de notícias internacionais, e irão gerar até 54 mil novos postos de trabalho nos Estados Unidos, para serem compartilhados entre as três empresas que serão as responsáveis pela produção: a Raytheon, a Lockheed Martin e a Boeing.

apache

O Qatar bem como seus paises vizinhos, como a Arábia Saudita, olha com desconfiança a ascensão militar do Irã e da capacidade de seu arsenal de mísseis, e o objetivo desta compra é fortalecer a capacidade de defesa do pais.

O acordo vem num momento em que a relação entre os EUA e o Qatar estão um tanto quanto meio estremecidas, pela disputa entre os dois governos para resolverem o conflito sírio e as negociações sobre o programa nuclear do Irã.

patriot-diagram-large

Embora a escolha dos novos caças do Qatar ainda não tenha tido uma decisão final, permanecendo indefinida (deverá ser só em 2015), pode-se esperar sobre o impacto desta venda, um prelúdio para a decisão do seu novo avião de caça, que poderá chegar a um pedido de 36 aviões, e para o qual disputam esta concorrência o Eurofighter Thypoon, o Rafale, o F/A-18 Super Hornet e o F-15 Strike Eagle.

 

Fonte | Fotos: defensa