News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Internacional » Russia anuncia que irá fazer patrulhas aéreas até o Caribe e Golfo do México

Russia anuncia que irá fazer patrulhas aéreas até o Caribe e Golfo do México

Diversos
Por

Tu 95

Em uma decisão que reflete as tensões com o Ocidente devido às disputas com a Ucrânia, a Russia anunciou nesta quarta (12) que bombardeiros de longo alcance farão missões de patrulha regulares do oceano Ártico ao Caribe e ao golfo do México. A medida vem logo após a Otan acusar Moscou de enviar mais tropas e tanques para a Ucrânia, o que foi negado pela Rússia.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que as tensões com o Ocidente também exigirão que o país reforce suas posições na península da Crimeia, no mar Negro. A região foi anexada pela Rússia em março. O ministro disse que os bombardeiros de longo alcance vão fazer voos ao longo das fronteiras da Rússia e sobre o oceano Ártico.

“Na atual situação, temos de manter a presença militar no oeste do Atlântico e no leste do Pacífico, bem como no Caribe e no golfo do México”.O aumento da duração dos voos exigirá esforços de manutenção, e o governo já deu diretivas às indústrias. Bombardeiros russos com capacidade nuclear faziam patrulhas regulares em todo o Atlântico e o Pacífico durante a Guerra Fria.

Mas a prática foi abolida com a crise da era pós-soviética, com Vladimir Putin, as patrulhas com bombardeiros foram retomadas e se tornaram mais frequentes nas últimas semanas, quando a Otan relatou um aumento desses voos sobre os mares Negro, Báltico e do Norte.

Tu 95.2

PORTOS E BASES

No início deste ano, Shoigu disse que a Rússia planejava ampliar sua presença militar em todo o mundo,o país buscou permissão para que navios da Marinha usem portos na América Latina, na Ásia e em outros lugares para manutenção.

A Rússia também estaria conversando com alguns países para que os seus bombardeiros de longo alcance possam usar suas bases para se reabastecer. Em Sófia, na Bulgária, o comandante em chefe da Otan, Philip Breedlove, afirmou que tropas russas entraram no leste da Ucrânia,”Vimos colunas de equipamentos, tanques, sistemas de defesa antiaérea, artilharia e tropas de combate entrarem na Ucrânia”, disse em Sófia.

Frota russa do Mar Negro retoma presença no Mar Mediterrâneo

Quase simultaneamente, o ministro ucraniano de Defesa, Stepan Poltorak, informou, em reunião do governo, que seu país já se prepara para combater russos e separatistas no leste do país,”Observamos um reforço dos grupos terroristas e dos militares russos. Observamos também seus movimentos, sabemos onde estão. Nossa tarefa principal é nos prepararmos para o combate”, afirmou.

Ainda nesta quarta, em conversa telefônica com o secretário de Estado americano, John Kerry, o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, pediu um diálogo direto entre os separatistas e o governo ucraniano. Ele quer que seja respeitado o cessar-fogo acordado entre as partes em setembro.

Fonte | Fotos: folhadesaopaulo