News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 26 de July de 2024
Home » Marinha » Adestramento do emprego de material de Defesa NBQR no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais

Adestramento do emprego de material de Defesa NBQR no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais

Marinha
Por

O Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (SisdefNBQR) estabelece que o núcleo de defesa NBQR a ser empregado nos grandes eventos venha a ser operacionalizado pelas Organizações Militares integrantes do sistema.

Nesse contexto, o Comando do Material de Fuzileiros Navais (CMatFN) intermediou, junto à Empresa fornecedora do material, a realização de um adestramento teórico e prático nas instalações do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, no mês de maio, com duração de dois dias.

O adestramento abordou temas como: as ameaças NBQR, suas consequências e a forma como combatê-las; descrição de armas químicas, biológicas, nucleares e radiológicas; os efeitos para o meio ambiente e para o ser humano e, principalmente, os aspectos de descontaminação e detoxificação de material e pessoal quando contaminados por qualquer agente NBQR. Foi realizado, ainda, treinamento sobre a descontaminação e detoxificação de itens de materiais com emprego do reboque RI/NBQR, da tenda de descontaminação de pessoal e da tenda de descontaminação de material.

Participaram da atividade militares do Comando do Material de Fuzileiros Navais, do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais e da Companhia de Defesa Química Biológica Radiológica de ARAMAR.

nbqr

Fonte | Fotos: ccsm