News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Marinha » Adestramento do emprego de material de Defesa NBQR no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais

Adestramento do emprego de material de Defesa NBQR no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais

Marinha
Por

O Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (SisdefNBQR) estabelece que o núcleo de defesa NBQR a ser empregado nos grandes eventos venha a ser operacionalizado pelas Organizações Militares integrantes do sistema.

Nesse contexto, o Comando do Material de Fuzileiros Navais (CMatFN) intermediou, junto à Empresa fornecedora do material, a realização de um adestramento teórico e prático nas instalações do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, no mês de maio, com duração de dois dias.

O adestramento abordou temas como: as ameaças NBQR, suas consequências e a forma como combatê-las; descrição de armas químicas, biológicas, nucleares e radiológicas; os efeitos para o meio ambiente e para o ser humano e, principalmente, os aspectos de descontaminação e detoxificação de material e pessoal quando contaminados por qualquer agente NBQR. Foi realizado, ainda, treinamento sobre a descontaminação e detoxificação de itens de materiais com emprego do reboque RI/NBQR, da tenda de descontaminação de pessoal e da tenda de descontaminação de material.

Participaram da atividade militares do Comando do Material de Fuzileiros Navais, do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais e da Companhia de Defesa Química Biológica Radiológica de ARAMAR.

nbqr

Fonte | Fotos: ccsm