News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Marinha » Batalhão de Engenharia realiza exercício conjunto de defesa nuclear, biológica, química e radiológica

Batalhão de Engenharia realiza exercício conjunto de defesa nuclear, biológica, química e radiológica

Marinha
Por

Exercício conjunto de adestramento é ministrado pelo Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais

Durante duas semanas, o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) realizou um exercício conjunto de adestramento com o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (BtlDefNBQR-ARAMAR).

Mantendo em sua estrutura orgânica um Pelotão de Defesa NBQR, o BtlEngFuzNav enviou militares para a cidade de Iperó (SP), onde permaneceram entre os dias 24 e 28 de novembro, conhecendo as atividades do BtlDefNBQR-ARAMAR. Na semana seguinte, entre 01 e 04 de dezembro, foi a vez dos Engenheiros de Combate recepcionarem a comitiva paulista em sua unidade, localizada em Duque de Caxias (RJ).

Compartilhando as experiências colhidas durante sua participação em grandes eventos no país, como a Copa do Mundo FIFA 2014, os militares do BtlEngFuzNav ressaltaram as ações que estão sendo empreendidas para a reorganização das instalações do Pelotão de Defesa, o aperfeiçoamento da sua doutrina de emprego e a intensificação do seu adestramento.

Foi a partir dos diversos exercícios operativos realizados ao longo do ano, em conjunto com o Laboratório Móvel Químico e Biológico, que o pelotão desenvolveu novas possibilidades de configurações para o material NBQR, adequando-o à flexibilidade e capacidade expedicionária inerentes ao Corpo de Fuzileiros Navais. Ao final do intercâmbio, foi demonstrada a utilização de um Posto de Descontaminação Leve, adaptado especificamente ao uso militar.

Para o Batalhão de Engenharia, este intercâmbio configurou como um coroamento do ano operativo de 2014, que marcou o início do processo de transformação do seu Pelotão em Companhia, com maior estrutura e pessoal empregado. Isso permitirá, juntamente com o BtlDefNBQR-ARAMAR e o futuro Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Itaguaí (BtlDefNBQR-ITAGUAÍ), a consolidação do Sistema de Defesa NBQR planejado pela Marinha do Brasil, visando apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.

Fonte | Fotos: ccsm