News

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, participa pela 1ª vez da LAAD

Tuesday, 27 de February de 2024
Home » Marinha » Comandante da Marinha inaugura Laboratório de Aulas Práticas “Almirante John Quinn”

Comandante da Marinha inaugura Laboratório de Aulas Práticas “Almirante John Quinn”

Marinha
Por

johnquinn

No dia 11 de dezembro, em cerimônia militar presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, foram inauguradas as novas instalações do Laboratório de Aulas Práticas (LAP) do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).

O LAP é um prédio que abriga os simuladores de voo de asa fixa e rotativa e as oficinas instrucionais para os Cursos de Formação de Praças da Aviação Naval e doravante será designado LAP Almirante John Quinn.

johnquinn1

A homenagem é o reconhecimento da MB pelo árduo e exemplar trabalho realizado pelo Oficial em prol da Aviação Naval Brasileira, quando chefiava a Missão Naval Americana no Brasil, durante o período compreendido entre os anos de 1959 e 1961.

johnquinn2

Dentre as principais contribuições do Almirante Quinn, destacam-se a cooperação entre a Marinha Norte-Americana e a Marinha do Brasil nos assuntos inerentes à Aviação Naval, a retomada da formação de Aviadores Navais nos EUA e a aquisição de três aviões torpedeiros TBM-3 Avenger para o treinamento das equipes de manobra do NAeL Minas Gerais, que se encontrava em período de modernização na Holanda.

O Almirante John Quinn deu início, também, às negociações da compra, na Inglaterra, de aviões de instrução Pilatus PC3 e North American T-28 para a operação embarcada em Porta-Aviões.

johnquinn3

Na inauguração, também estiveram presentes o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg, o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Liseo Zampronio, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, Comandantes das OM subordinadas e Oficiais do Complexo Aeronaval.

Também prestigiaram a cerimônia, o filho do homenageado, o Capitão-de-Mar-e-Guerra reformado da Marinha Norte-americana John Thomas Quinn e esposa, Sra Jennifer Quinn, o neto, Comandante da reserva da Marinha Norte-americana John Quinn, que vieram dos EUA para participar da cerimônia.

johnquinn4

O Capitão-de-Fragata reformado Zaven Boghossian, que conheceu pessoalmente o Almirante Quinn, também esteve presente e com palavras emocionadas lembrou que o Alte John Quinn não relutou em colocar sua brilhante carreira em risco ao prestar apoio irrestrito à Marinha do Brasil.

Ao encerrar a cerimônia, o Comandante da Marinha ressaltou a contribuição do Almirante John Quinn para a consolidação da aviação embarcada de asa fixa na MB, devendo ser lembrado e cultuado por todas as futuras gerações de marinheiros aviadores da Força.

johnquinn5

Fonte | Fotos: ccsm