News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Thursday, 10 de October de 2024
Home » Marinha » Comandante da Marinha inaugura Laboratório de Aulas Práticas “Almirante John Quinn”

Comandante da Marinha inaugura Laboratório de Aulas Práticas “Almirante John Quinn”

Marinha
Por

johnquinn

No dia 11 de dezembro, em cerimônia militar presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, foram inauguradas as novas instalações do Laboratório de Aulas Práticas (LAP) do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).

O LAP é um prédio que abriga os simuladores de voo de asa fixa e rotativa e as oficinas instrucionais para os Cursos de Formação de Praças da Aviação Naval e doravante será designado LAP Almirante John Quinn.

johnquinn1

A homenagem é o reconhecimento da MB pelo árduo e exemplar trabalho realizado pelo Oficial em prol da Aviação Naval Brasileira, quando chefiava a Missão Naval Americana no Brasil, durante o período compreendido entre os anos de 1959 e 1961.

johnquinn2

Dentre as principais contribuições do Almirante Quinn, destacam-se a cooperação entre a Marinha Norte-Americana e a Marinha do Brasil nos assuntos inerentes à Aviação Naval, a retomada da formação de Aviadores Navais nos EUA e a aquisição de três aviões torpedeiros TBM-3 Avenger para o treinamento das equipes de manobra do NAeL Minas Gerais, que se encontrava em período de modernização na Holanda.

O Almirante John Quinn deu início, também, às negociações da compra, na Inglaterra, de aviões de instrução Pilatus PC3 e North American T-28 para a operação embarcada em Porta-Aviões.

johnquinn3

Na inauguração, também estiveram presentes o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg, o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Liseo Zampronio, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, Comandantes das OM subordinadas e Oficiais do Complexo Aeronaval.

Também prestigiaram a cerimônia, o filho do homenageado, o Capitão-de-Mar-e-Guerra reformado da Marinha Norte-americana John Thomas Quinn e esposa, Sra Jennifer Quinn, o neto, Comandante da reserva da Marinha Norte-americana John Quinn, que vieram dos EUA para participar da cerimônia.

johnquinn4

O Capitão-de-Fragata reformado Zaven Boghossian, que conheceu pessoalmente o Almirante Quinn, também esteve presente e com palavras emocionadas lembrou que o Alte John Quinn não relutou em colocar sua brilhante carreira em risco ao prestar apoio irrestrito à Marinha do Brasil.

Ao encerrar a cerimônia, o Comandante da Marinha ressaltou a contribuição do Almirante John Quinn para a consolidação da aviação embarcada de asa fixa na MB, devendo ser lembrado e cultuado por todas as futuras gerações de marinheiros aviadores da Força.

johnquinn5

Fonte | Fotos: ccsm