News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Wednesday, 01 de May de 2024
Home » Marinha » Fragata Constituição da Marinha já está em atividade como nau capitânia da FTM-Unifil

Fragata Constituição da Marinha já está em atividade como nau capitânia da FTM-Unifil

Marinha
Por

marinha_inter1

A Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil) já está sob o comando da fragata Constituição. A embarcação, que desde esta quinta-feira (14) atua como nau capitânia da missão, substituiu a fragata Liberal. Ambos os veículos navais são da Marinha do Brasil. O rodízio é realizado a cada seis meses, quando ocorre troca de todo o contingente.

À frente da “Constituição”, o novo comandante, capitão de fragata Alexandre Taumaturgo Pavoni, terá 927 homens sob sua responsabilidade. São 322 de Bangladesh, 263 do Brasil, 144 da Alemanha, 103 da Indonésia, 52 da Turquia e 43 da Grécia.

Entre as atribuições da FTM-Unifil está apoiar a Marinha libanesa no monitoramento de suas águas territoriais, com o objetivo de impedir a entrada de armamentos e contrabando pela costa.

Constituição2

Outra missão é promover o adestramento da Força Naval do Líbano para que, futuramente, possa assumir o controle de seu ambiente marítimo. Além disso, são realizadas operações de interdição marítima e, em períodos específicos, zonas de patrulha.

De acordo com a subchefia de operações de paz do Ministério da Defesa, a participação na Unifil proporciona o aprimoramento técnico e operacional dos militares, além de promover a integração entre os países, com troca de experiências e conhecimentos.

A missão

A Unifil foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978, dias após a invasão israelense no sul do país do Oriente Médio. Em 2006, foi implantada a FTM, que está sob o comando de oficiais brasileiros desde 2011.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa