News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Wednesday, 01 de May de 2024
Home » Marinha » Fragata Sul-Africana é primeira embarcação a chegar ao Brasil para a Operação Atlansur-X

Fragata Sul-Africana é primeira embarcação a chegar ao Brasil para a Operação Atlansur-X

Marinha
Por

Fragata isandlwana

Quem passou pelas proximidades do píer da Delegacia da Capitania dos Portos de lltajaí nesta quarta-feira percebeu a presença de um ilustre visitante nas águas itajaienses. Atracou na cidade nesta manhã a Fragata Isandlwana, da Marinha Sul-Africana, primeiro navio participante da Operação Atlasur-X a chegar ao município.

A Atlasur-X começa nesta sexta-feira com a presença das Marinhas da Argentina, Uruguai e África do Sul, além do Brasil. A Operação é organizada bianualmente e alternadamente por cada país participante. Este ano está a cargo do Brasil, que será o país anfitrião, responsável pelo planejamento e em prover apoio logístico nos portos brasileiros.

A ação, que tem como objetivo aumentar o nível de treinamento e estreitar os laços de cooperação entre as Marinhas amigas, acontecerá na área marítima compreendida entre Itajaí e Rio de Janeiro (RJ).

Fragata isandlwana.2

Durante a Atlasur-X serão executados exercícios avançados de caráter naval, dentre eles: trânsito sob ameaças assimétricas, transferência de carga leve, transferência de óleo no mar sob ameaça aérea, tiro sobre drone, exercícios de confronto de forças e trânsito com oposição de submarino e de superfície.

No sábado e no domingo, as embarcações estarão abertas para visitação pública em Itajaí, a partir das 14h até as 17h, exceto o navio do Uruguai, que estará atracado no terminal da BrasKarne. No píer turístico estará atracado o navio da Argentina e no píer da Delegacia, os navios da África do Sul e do Brasil.

FONTE : Correio Catarinense

Fonte | Fotos: operacional