News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 19 de July de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil participa das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro

Marinha do Brasil participa das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro

Marinha
Por

Parada Naval contou com sete navios

No dia 1º de março, a Marinha do Brasil participou das comemorações alusivas aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Os festejos começaram quando o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, acompanhado de veleiros integrantes do Cruzeiro Comemorativo Bertioga-Rio de Janeiro, reconstituiu a chegada de Estácio de Sá à Praia do Fora (hoje Urca), aos pés do Morro Cara de Cão, em 1o de Março de 1565.

Uma salva de tiros, realizada pelo Forte São João e pelo “Cisne Branco”, marcou o início da Cerimônia Cívico-Militar, na Praça da Fundação. Após a cerimônia, ocorreu uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que evoluiu formando figuras como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, e a inscrição “Rio 450”.

Houve, ainda, uma Parada Naval, com a participação de sete navios da Marinha do Brasil – o Navio de Desembarque-Doca “Ceará”, a Fragata “Liberal”, o Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, o Navio Oceanográfico “Antares”, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” e o Navio-Patrulha “Guaporé”. Os meios navais partiram das proximidades do Forte São João e seguiram até a Praia do Leblon, saudando a cidade aniversariante.

Encerrando as comemorações no mar, ocorreu a largada da Grand Regata RIO 450 de veleiros Classe “Oceano”, realizada em parceria com a Academia Brasileira de Vela Educativa. A Marinha apoiou a competição, e o Navio-Veleiro “Cisne Branco” deu a salva de largada. Os 20 veleiros participantes iniciaram a regata nas proximidades da Escola Naval e seguiram até a Laje da Cagarra, de onde retornaram ao ponto inicial, percorrendo cerca de 20 milhas náuticas.

Fonte | Fotos: ccsm