A empresa austríaca Schiebel testou o seu veículo não tripulado (UAV) de decolagem e pouso vertical (VTOL) CAMCOPTER S-100 a bordo do NPaOc P 121 APA (classe Amazonas) da Marinha do Brasil, os testes foram realizados entre os dias 2 e 5 de Junho na costa brasileira 160 km à leste do Rio de Janerio, a bordo do navio de patrulha, se encontravam diversos representantes da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa.
Os teste se basearam em demonstrar as capacidades marítimas do CAMCOPTER S-100, onde os mesmo foram testados por quatro dias em vários cenários projetados e desenvolvidos pela Marinha do Brasil .
Durante estes testes, o UAV foi utlizado várias vezes com cargas ou sem cargas extras de peso, como um sistema eletro-óptico L-3 Wescam MS-10, um sistema de medidas de apoio eletrônicos (ESM) e de guerra eletrônica (EW) SAGE ESM da Selex ES, o Radar de Abertura Sintética (SAR) também PicoSar Selex e Sistema de Identificação Automática (AIS).
Os vôos ocorreram de dia e à noite chegando a estar à 44 NM da embarcação de distância, sua capacidade de detecção à alvos também foi testada com grandes proporções de distância, sendo que até a 90 NM foi feito com grande objetividade, fornecendo informações para CCO em tempo real dos navios na região.
Os CAMCOPTER S-100, por serem baseados numa plataforma de um helicóptero não precisam de superfícies preparadas ou dispositivos de lançamento e recuperação, pois eles podem operar a partir do convés de vôo do navio mesmo pequeno implicando em pouca logística para o navio o qual ele for operado.
Tendo um alcance de até 200 km, tanto em terra como na superfície do mar, ele pode ir de uma rota pré-definida automaticamente ou receber instruções específicas, sua altitude máxima de serviço é de 18.000 pés e pode transportar uma carga útil de 75 kg por 10 horas, mesmo que o perfil da missão de vigilância contínua seja, geralmente de seis horas sobre uma área.
Em fevereiro deste ano a Marinha italiana anunciou sua intenção na compra do UAV CAMCOPTER S-100, depois de testar ele na fragata Bersagliere no ano de 2012. Na Espanha a Guarda Civil analisou o mesmo modelo, em 2008, a bordo do navio de patrulha costeiro Rio Minho.