News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Sunday, 19 de May de 2024
Home » Marinha » Navio de Desembarque Doca “Ceará” realiza Vistoria de Segurança de Aviação

Navio de Desembarque Doca “Ceará” realiza Vistoria de Segurança de Aviação

Marinha
Por

NDD Ceará

No dia 9 de setembro, foi realizada uma Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) a bordo do Navio de Desembarque Doca (NDD) “Ceará”. A VSA foi conduzida pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície, com o propósito de verificar o grau de segurança na condução de operações aéreas com aeronaves de asa rotativa.

Na ocasião, uma aeronave UH-12 “Esquilo” do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realizou o primeiro pouso no convôo do navio, após um período de cerca de sete anos de imobilização, marcando o reinício das operações aéreas no “JACARÉ DA ESQUADRA”.

Aeronave decolando do convoo

Foram realizados exercícios de crache no convôo, briefings para eventos com aeronaves, circuitos de aproximação com pouso e peação da aeronave, fainas de PICK-UP e VERTREP, bem como a qualificação de pilotos a bordo.

O NDD “Ceará” está homologado para operar com todos os modelos de aeronaves de asas rotativas da Marinha do Brasil e seu convés de voo permite o transporte de até três aeronaves de grande porte, tais como o “Super Cougar” (UH-15) e o “Seahawk” (MH-16), acentuando o grande potencial de emprego operativo do navio e alçando-o a uma nova dimensão no cumprimento de tarefas típicas da Guerra Naval.

Fonte | Fotos: ccsm