News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Sunday, 14 de April de 2024
Home » Marinha » Navio Oceanográfico “Antares” realiza Comissão “PIRATA BR-XV”

Navio Oceanográfico “Antares” realiza Comissão “PIRATA BR-XV”

Marinha
Por

Lançamento da Boia número 1, do projeto “PIRATA BR-XV”

No mês de julho, o Navio Oceanográfico “Antares” suspendeu do cais da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), iniciando a Comissão “PIRATA BR-XV”, a qual tem como propósito manter a operacionalidade de 8 das 15 boias do Projeto Prediction and Research Moored Array in the Atlantic (PIRATA), por meio do recolhimento, manutenção e lançamento dessas boias, bem como coletar dados oceanográficos e meteorológicos na região compreendida entre Vitória (ES) e o paralelo de 15ºN e entre os meridianos de 030ºW e 038ºW.

H 40 Antares

No período de 23 de julho a 5 de agosto, o Navio realizou o recolhimento e lançamento das boias números 1, 2 e 3, além do lançamento da boia número 4. Por ocasião das atracações no Porto de Mucuripe, localizado em Fortaleza (CE), o Navio recebeu a visita de 60 alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), no período entre 17 a 22 de julho e 6 a 11 de agosto.

Dando continuidade à Comissão, o Navio suspendeu de Fortaleza, no dia 11 de agosto, rumo ao porto de Natal, a fim de realizar o recolhimento e lançamento de mais duas boias. Nessa última fase, o Navio realizará o recolhimento e lançamento das últimas duas boias, finalizando assim a Comissão, no dia 4 de setembro.

H 40 Antares.2

Durante toda a Comissão, o Navio conta com a participação de pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, tais como: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA-SP) e Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Fonte | Fotos: ccsm