News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Wednesday, 01 de May de 2024
Home » Marinha » Navio-Veleiro Cisne Branco regressa da Comissão “América 2014”

Navio-Veleiro Cisne Branco regressa da Comissão “América 2014”

Marinha
Por

Navio-Veleiro “Cisne Branco”

No período de 8 de fevereiro a 10 de agosto, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” participou da Comissão “América 2014”. No seu regresso ao porto sede, o navio atracou na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), ocasião em que a tripulação foi recepcionada pelo Comandante da Força de Superfície e por inúmeros familiares e amigos.

Durante o período da comissão, o navio participou de regatas, realizou ação de presença e estreitamento de laços de amizade com os países visitados e Marinhas amigas. Foram visitados os seguintes portos: Itajaí (SC); Belém (PA); e Natal (RN), no Brasil; Punta Del Leste, no Uruguai; Mar Del Plata e Ushuaia, na Argentina; Cabo de Hornos, Punta Arenas, Talcahuano e Valparaíso, no Chile; Callao, no Peru; Manta, no Equador; Cartagena das Índias, na Colômbia; La Guaira, na Venezuela; Santo Domingo, na República Dominicana; Cozumel e Vera Cruz, no México; e San Juan em Porto Rico.

O Navio foi construído no estaleiro Damen Shipyard, em Amsterdã, teve a quilha batida, em 9 de novembro de 1998, e foi lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Entregue em 4 de fevereiro de 2000 e incorporado à Armada, em 9 de março de 2000, no dia da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento, em Lisboa. Tendo percorrido a rota de Cabral, aportou ao Brasil na mesma data do navegador (22 de Abril), participando de todas as celebrações na costa brasileira.

 É a terceira embarcação e o segundo veleiro a ostentar esse nome na Armada Brasileira. Em heráldica, a figura do cisne significa uma feliz travessia e um bom augúrio.

Fonte | Fotos: ccsm