News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Sunday, 14 de April de 2024
Home » Marinha » Seminário debate Geopolítica do Petróleo na Escola de Guerra Naval

Seminário debate Geopolítica do Petróleo na Escola de Guerra Naval

Marinha
Por

Audiência atenta ao seminário no Auditório Tamandaré

Foi realizado, no Auditório Tamandaré, o V Seminário de Geopolítica do Petróleo da Escola de Guerra Naval. O evento ocorrido em março, foi organizado pelo Laboratório de Simulações e Cenários do Centro de Estudos Político-Estratégicos. Parte do currículo da disciplina de Geopolítica dos Cursos de Política e Estratégia Marítimas e de Estado-Maior para Oficiais Superiores, o Seminário objetivou apresentar e debater a conjuntura, desafios e perspectivas para a indústria do petróleo no Brasil e no Mundo.

O evento foi dividido em três partes. Na primeira, o Engenheiro da Petrobras, Elie Abadie, fez uma retrospectiva sobre a importância do petróleo na matriz energética mundial e brasileira, bem como uma síntese sobre os principais investimentos da empresa, visando o aumento da produção e da capacidade de processamento de petróleo no Brasil. Na segunda parte, a Professora, integrante da empresa Deloitte e colaboradora no mestrado em Estudos Marítimos, Fernanda Delgado, apresentou as vulnerabilidades dos países exportadores de petróleo. A última parte foi reservada para os debates.

Além dos oficiais-alunos dos dois cursos, estiveram presentes ao Seminário mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), instrutores, pesquisadores e Oficiais da Tripulação.

Fonte | Fotos: ccsm