News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 24 de May de 2024
Home » Marinha » SIATT e Marinha assinam contrato para Compartilhamento da Tecnologia do MANSUP

SIATT e Marinha assinam contrato para Compartilhamento da Tecnologia do MANSUP

Marinha
Da esq., o CEO da SIATT, Rogerio Salvador, o Contra-Almirante Carlos Zampieri, o Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e Azhaury Cunha Filho, sócio-diretor da Siatt

A SIATT e a Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, assinaram contrato para o compartilhamento de tecnologia do sistema de armamento do MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície). O acordo permite que a empresa, mediante pagamento de royalties, possa utilizar, produzir, comercializar e prestar serviços, no mercado nacional e internacional, de tecnologias referentes ao MANSUP.

O termo de contrato foi celebrado em março durante uma cerimônia realizada no auditório do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), onde está instalada a sede da SIATT.

Compuseram a mesa do evento o Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor-Geral de Material da Marinha (DGMM), o Vice-Almirante Rodrigo Otavio Fernandes de Hônkis, Assessor de Assuntos de Indústrias de Materiais de Defesa, da DGMM, e o Contra-Almirante Carlos Henrique Lima Zampieri, Diretor de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM).  Na mesa estavam ainda o Presidente do Conselho de Administração e o Diretor-Presidente da SIATT, Azhaury Cunha Filho e Rogerio Salvador, respectivamente, e o Diretor-Presidente do Grupo EDGE Brasil, Marcos Degaut.

O evento foi acompanhado pela equipe SIATT que participou do desenvolvimento do MANSUP.

Durante a cerimônia, o Contra-Almirante Zampieri destacou a importância deste contrato para o projeto MANSUP.

“Este verdadeiro marco no dia de hoje terá o condão de garantir o fluxo de atividades e de recursos necessários à conclusão do projeto do míssil Mansup. Toda esta empreitada finalmente assegurará em um futuro bastante próximo, que se avizinha, o desenvolvimento do Mansup de alcance estendido, que promoverá um salto tecnológico ainda maior na capacidade de defesa e proteção da nossa Amazônia Azul”, disse o diretor da DSAM.

O Contra-Almirante Zampieri finalizou o seu discurso agradecendo o empenho da equipe da SIATT.  “Nesse momento eu registro, não só por dever de justiça, mas por gratidão a todos os envolvidos no projeto MANSUP, os senhores e senhoras, bravos competentes e persistentes brasileiros, que com trabalho árduo superaram o desafio do ineditismo e permanentemente nos ajudam a transformar esse sonho, em princípio tão distante, em realidade.”

O Almirante de Esquadra Edgar também destacou o empenho dos profissionais envolvidos no projeto MANSUP. “É bom ver este auditório cheio, com vários funcionários da SIATT, celebrar esse momento importante, o sucesso que tem acontecido, várias etapas que foram conquistadas, vários desafios que foram transpostos ao longo dos anos, e vários personagens aqui presentes e outros que não estão presentes, mas sonharam lá atrás também. Temos que agradecer à SIATT e também ao Grupo Edge, que acreditou neste empreendimento, a Fundação Ezute e Omnisys. É um momento histórico e de muita satisfação. Parabéns a todos por esta conquista e que continuemos trabalhando juntos e concretizando cada vez mais esses nossos sonhos”, disse o Diretor-Geral. Emocionado, o CEO da SIATT, Rogerio Salvador, relembrou toda a trajetória do projeto MANSUP e citou cinco sentimentos que, para ele, expressam o significado daquela cerimônia: gratidão, superação, realização, confiança e alegria. “Não é uma obra de uma pessoa, mas de uma centena de pessoas de todos os lados – da Marinha, dos operadores, das empresas participantes e da SIATT. É uma construção conjunta de muitas mentes brilhantes que colocaram o seu esforço, sua competência e o seu coração em prol do projeto”, ressaltou Salvador.

Fonte | Fotos: