News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 24 de May de 2024
Home » Marinha » Marinha auxilia população atingida por fortes chuvas no RS

Marinha auxilia população atingida por fortes chuvas no RS

Marinha

Militares, embarcações e aeronaves foram mobilizados para auxiliar a população gaúcha

Militares da MB atuando no apoio à população afetada pelas enchentes – Imagem: Marinha do Brasil

Devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul (RS) nos últimos dias, a Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), enviou viaturas, embarcações e militares com a finalidade de prestar apoio à população, em conjunto com outras Forças e autoridades locais.

Desde a última terça (30/04), militares da CFPA, em conjunto com a defesa civil e à equipe do Corpo de Bombeiros, estão realizando o resgate de pessoas que estão ilhadas na região. Além disso, militares da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) deslocaram-se para a cidade de Cristal (RS), com uma viatura e uma embarcação de casco rígido.

Emprego de aeronaves 
Duas aeronaves da MB estão em condições de emprego, aguardando janela meteorológica para os sobrevoos: Uma aeronave UH-15A (Super Cougar) do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) decolou do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (1º),  com destino a Canoas (RS), mas devido ao mau tempo precisou pousar em Florianópolis (SC); e a aeronave UH-12 (Esquilo Monoturbina) do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51), que já realizou duas tentativas de decolagem, contudo, em virtude das condições meteorológicas, teve que permanecer em Rio Grande (RS).

Comando Conjunto Taquari II
O Ministério da Defesa publicou, nesta quarta-feira (1º), portaria ativando o Comando Operacional Conjunto Taquari II para o emprego das Forças Armadas nos municípios em situação de calamidade pública. Nesse âmbito, Marinha, Exército e Força Aérea estão empregando 626 militares no apoio à população gaúcha atingida pelas fortes chuvas. O trabalho conjunto das Forças Armadas conta com 12 embarcações, 5 helicópteros, 45 viaturas e equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal.

Serviço
A comunidade atingida pode entrar em contato com a Marinha, por meio dos seguintes canais:

   • 185 (número para emergências náuticas e pedidos de auxílio) 
   • (51) 3108-3255 (diretamente com a CFPA para outros assuntos, inclusive denúncias);
   • E-mail: cfpa.segmar@marinha.mil.br.

Fonte | Fotos: Agência Marinha de Notícias