News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 21 de June de 2024
Home » Marinha » Submarino “Tapajó” e Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” participam da Operação “INAUGUREX 2014”

Submarino “Tapajó” e Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” participam da Operação “INAUGUREX 2014”

Marinha
Por

INAUGUREX 2014

Nos dias 10 até 12 de dezembr, o Submarino “Tapajó” e o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” participaram da Operação “INAUGUREX 2014”, que contribuiu para a segurança marítima da cerimônia de inauguração do prédio principal do Estaleiro de Construção, na Base Naval, em edificação no município de Itaguaí (RJ). Também realizaram a comissão a Fragata “Greenhalgh” e o Navio-Patrulha “Macaé”.

Durante o referido período, foram realizadas diferentes ações de presença com o objetivo de evitar a aproximação de embarcações não-autorizadas  e permitir a segurança ostensiva da área marítima em diversos pontos do Complexo Naval de Itaguaí. No dia 12 de dezembro, ocorreu o evento de inauguração do prédio principal do Estaleiro de Construção com a participação da presidente da República, Dilma Roussef; do Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim; do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, do Ex-Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam, bem como autoridades civis e militares.

O Estaleiro de Construção ocupa uma área de 22 mil metros quadrados, e no local serão construídos quatro novos submarinos convencionais e o primeiro submarino com propulsão nuclear, num feito que fará do Brasil o primeiro país da América Latina a atingir significado avanço tecnológico. Tais ações surgiram por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), parceria firmada entre os governos da França e Brasil.

Fonte | Fotos: ccsm