News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Marinha » Submarino “Tapajó” e Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” participam da Operação “INAUGUREX 2014”

Submarino “Tapajó” e Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” participam da Operação “INAUGUREX 2014”

Marinha
Por

INAUGUREX 2014

Nos dias 10 até 12 de dezembr, o Submarino “Tapajó” e o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” participaram da Operação “INAUGUREX 2014”, que contribuiu para a segurança marítima da cerimônia de inauguração do prédio principal do Estaleiro de Construção, na Base Naval, em edificação no município de Itaguaí (RJ). Também realizaram a comissão a Fragata “Greenhalgh” e o Navio-Patrulha “Macaé”.

Durante o referido período, foram realizadas diferentes ações de presença com o objetivo de evitar a aproximação de embarcações não-autorizadas  e permitir a segurança ostensiva da área marítima em diversos pontos do Complexo Naval de Itaguaí. No dia 12 de dezembro, ocorreu o evento de inauguração do prédio principal do Estaleiro de Construção com a participação da presidente da República, Dilma Roussef; do Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim; do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, do Ex-Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam, bem como autoridades civis e militares.

O Estaleiro de Construção ocupa uma área de 22 mil metros quadrados, e no local serão construídos quatro novos submarinos convencionais e o primeiro submarino com propulsão nuclear, num feito que fará do Brasil o primeiro país da América Latina a atingir significado avanço tecnológico. Tais ações surgiram por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), parceria firmada entre os governos da França e Brasil.

Fonte | Fotos: ccsm