News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Mercado & Indústria » BAE Systems vence a concorrência do programa CATV do Exército dos EUA, com contrato de U$278 milhões.

BAE Systems vence a concorrência do programa CATV do Exército dos EUA, com contrato de U$278 milhões.

Mercado & Indústria

O Beowulf, da BAE Systems, venceu a concorrência do Exército dos EUA por seu programa Cold Weather All-Terrain Vehicle (CATV) e a empresa recebeu um contrato de US$ 278 milhões para unidades de produção, peças de reposição e suporte logístico de empreiteiros. A vitória confirma ainda mais a BAE Systems como líder do setor no projeto e produção de veículos militares em todo o terreno para operações em terrenos acidentados e nas condições climáticas mais difíceis.

Beowulf é um veículo não blindado, rastreado e altamente versátil para transportar pessoas e uma variedade de cargas em qualquer um de seus dois compartimentos. O Beowulf pode atravessar neve, gelo, rocha, areia, lama, além de condições de pântano e pode operar em ambientes delicados de montanha. Sua característica anfíbia também permite que se locomova em áreas inundadas ou águas costeiras. Isso marca a primeira venda do Beowulf, que é baseada em sua variante blindada BvS10, em serviço com várias nações europeias.

À medida que o foco nas operações de Mobilidade Ártica cresce, vemos oportunidades crescentes em outros mercados para o BvS10 e Beowulf com uma demanda emergente para substituir os BV206 antigos.

“O Beowulf é uma solução altamente capaz para atender ao requisito do Exército dos EUA nas operações no Ártico. Estamos ansiosos para fornecer aos nossos soldados que operam em terrenos e ambientes desafiadores com este veículo altamente capaz”, disse Mark Signorelli, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da BAE Systems Platforms & Services. “Estamos amadurecendo e modernizando as capacidades de clima frio por todo o terreno há décadas, trazendo capacidades avançadas para os Estados Unidos e vários outros países. Este contrato significa que continuaremos a fazê-lo por muitos anos.”

O sistema de mobilidade articulada do Beowulf é fundamental para sua eficácia, proporcionando uma manobrabilidade ideal em diferentes superfícies. Seu design modular pode ser reconfigurado para múltiplas missões, como apoio logístico, socorro a desastres e humanitários, busca e resgate e outras missões conforme necessário.

As janelas grandes e cabine espaçosa tornam o Beowulf adequado às tarefas do programa CATV, incluindo busca e resgate, apoio de defesa às autoridades civis e defesa nacional. Seu design moderno e comercial garante a eficácia operacional dos soldados na execução de uma grande variedade de missões difíceis.

O Beowulf completou com sucesso a fase de avaliação de protótipos do programa CATV no início deste ano no Alasca. O veículo realizou em múltiplas tarefas enquanto permaneceu totalmente capacitado para a missão. Os testes incluíram operações anfíbias, navegação em terrenos com diferentes níveis de complexidade, início e operação em clima frio extremo e, mais criticamente, avaliação de usuários por soldados.

Beowulf é construído pela BAE Systems Hägglunds no norte da Suécia, acrescentando experiência em primeira mão na operação em um ambiente ártico. A plataforma inclui vários componentes-chave de fornecedores dos EUA, como seu motor, transmissão e sistema hidráulico. O programa CATV substituirá a frota herdada de Veículos de Apoio a Pequenas Unidades (SUSVs), também construída pela BAE Systems Hägglunds, e conhecida internacionalmente como BV206. O BV206 está em serviço globalmente, inclusive com as Forças Armadas dos EUA, desde o início da década de 1980.

Fonte | Fotos: BAE Systems