News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 17 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » BAE Systems vence a concorrência do programa CATV do Exército dos EUA, com contrato de U$278 milhões.

BAE Systems vence a concorrência do programa CATV do Exército dos EUA, com contrato de U$278 milhões.

Mercado & Indústria

O Beowulf, da BAE Systems, venceu a concorrência do Exército dos EUA por seu programa Cold Weather All-Terrain Vehicle (CATV) e a empresa recebeu um contrato de US$ 278 milhões para unidades de produção, peças de reposição e suporte logístico de empreiteiros. A vitória confirma ainda mais a BAE Systems como líder do setor no projeto e produção de veículos militares em todo o terreno para operações em terrenos acidentados e nas condições climáticas mais difíceis.

Beowulf é um veículo não blindado, rastreado e altamente versátil para transportar pessoas e uma variedade de cargas em qualquer um de seus dois compartimentos. O Beowulf pode atravessar neve, gelo, rocha, areia, lama, além de condições de pântano e pode operar em ambientes delicados de montanha. Sua característica anfíbia também permite que se locomova em áreas inundadas ou águas costeiras. Isso marca a primeira venda do Beowulf, que é baseada em sua variante blindada BvS10, em serviço com várias nações europeias.

À medida que o foco nas operações de Mobilidade Ártica cresce, vemos oportunidades crescentes em outros mercados para o BvS10 e Beowulf com uma demanda emergente para substituir os BV206 antigos.

“O Beowulf é uma solução altamente capaz para atender ao requisito do Exército dos EUA nas operações no Ártico. Estamos ansiosos para fornecer aos nossos soldados que operam em terrenos e ambientes desafiadores com este veículo altamente capaz”, disse Mark Signorelli, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da BAE Systems Platforms & Services. “Estamos amadurecendo e modernizando as capacidades de clima frio por todo o terreno há décadas, trazendo capacidades avançadas para os Estados Unidos e vários outros países. Este contrato significa que continuaremos a fazê-lo por muitos anos.”

O sistema de mobilidade articulada do Beowulf é fundamental para sua eficácia, proporcionando uma manobrabilidade ideal em diferentes superfícies. Seu design modular pode ser reconfigurado para múltiplas missões, como apoio logístico, socorro a desastres e humanitários, busca e resgate e outras missões conforme necessário.

As janelas grandes e cabine espaçosa tornam o Beowulf adequado às tarefas do programa CATV, incluindo busca e resgate, apoio de defesa às autoridades civis e defesa nacional. Seu design moderno e comercial garante a eficácia operacional dos soldados na execução de uma grande variedade de missões difíceis.

O Beowulf completou com sucesso a fase de avaliação de protótipos do programa CATV no início deste ano no Alasca. O veículo realizou em múltiplas tarefas enquanto permaneceu totalmente capacitado para a missão. Os testes incluíram operações anfíbias, navegação em terrenos com diferentes níveis de complexidade, início e operação em clima frio extremo e, mais criticamente, avaliação de usuários por soldados.

Beowulf é construído pela BAE Systems Hägglunds no norte da Suécia, acrescentando experiência em primeira mão na operação em um ambiente ártico. A plataforma inclui vários componentes-chave de fornecedores dos EUA, como seu motor, transmissão e sistema hidráulico. O programa CATV substituirá a frota herdada de Veículos de Apoio a Pequenas Unidades (SUSVs), também construída pela BAE Systems Hägglunds, e conhecida internacionalmente como BV206. O BV206 está em serviço globalmente, inclusive com as Forças Armadas dos EUA, desde o início da década de 1980.

Fonte | Fotos: BAE Systems