News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Tuesday, 10 de September de 2024
Home » Mercado & Indústria » Entidades da Defesa assinam acordo Brasil x França na LAAD 2023

Entidades da Defesa assinam acordo Brasil x França na LAAD 2023

Mercado & Indústria

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa – SIMDE – e o Le Groupement des Industries de Construction et Activités Navales – GICAN assinaram, no stand da entidade brasileira na LAAD, na terça-feira, 11 de abril, um Memorando de Entendimento de cooperação mútua.

O acordo tem como objetivo estabelecer um quadro de cooperação entre as partes, com foco na indústria naval e de defesa. O GICAN e o SIMDE são grupos profissionais que representam o setor da indústria naval e de defesa de seus respectivos países. Sete parlamentares franceses partilharam da cerimônia, sendo dois senadores.

As partes concordam em promover a cooperação mutuamente benéfica nas áreas de produção industrial, manutenção, projeto e engenharia nos setores de comércio internacional e política industrial.

O Memorando de Entendimento estabelece que as partes organizarão seminários de alto nível, nos quais os líderes do GICAN e do SIMDE se reunirão regularmente, com o objetivo de monitorar e iniciar a cooperação nas áreas de defesa.

O acordo prevê ainda o intercâmbio de informações sobre regulamentos franceses, brasileiros, europeus e internacionais relativos à produção e intercâmbio de equipamentos e know-how de defesa, bem como a promoção da realização de fóruns conjuntos, simpósios científicos, conferências e seminários sobre questões de comércio internacional.

Além disso, as partes se comprometem a promover o desenvolvimento de uma estrutura comum que permita o aumento da atividade cooperativa e do comércio entre empresas francesas e brasileiras na cadeia de abastecimento da defesa, incluindo as PMEs. Os membros do GICAN e do SIMDE também promoverão o estabelecimento de um diálogo direto, reunindo o potencial econômico das indústrias de defesa francesa e brasileira sobre temas de cooperação.

Fonte | Fotos: SIMDE