News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Sunday, 21 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » Entidades da Defesa assinam acordo Brasil x França na LAAD 2023

Entidades da Defesa assinam acordo Brasil x França na LAAD 2023

Mercado & Indústria

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa – SIMDE – e o Le Groupement des Industries de Construction et Activités Navales – GICAN assinaram, no stand da entidade brasileira na LAAD, na terça-feira, 11 de abril, um Memorando de Entendimento de cooperação mútua.

O acordo tem como objetivo estabelecer um quadro de cooperação entre as partes, com foco na indústria naval e de defesa. O GICAN e o SIMDE são grupos profissionais que representam o setor da indústria naval e de defesa de seus respectivos países. Sete parlamentares franceses partilharam da cerimônia, sendo dois senadores.

As partes concordam em promover a cooperação mutuamente benéfica nas áreas de produção industrial, manutenção, projeto e engenharia nos setores de comércio internacional e política industrial.

O Memorando de Entendimento estabelece que as partes organizarão seminários de alto nível, nos quais os líderes do GICAN e do SIMDE se reunirão regularmente, com o objetivo de monitorar e iniciar a cooperação nas áreas de defesa.

O acordo prevê ainda o intercâmbio de informações sobre regulamentos franceses, brasileiros, europeus e internacionais relativos à produção e intercâmbio de equipamentos e know-how de defesa, bem como a promoção da realização de fóruns conjuntos, simpósios científicos, conferências e seminários sobre questões de comércio internacional.

Além disso, as partes se comprometem a promover o desenvolvimento de uma estrutura comum que permita o aumento da atividade cooperativa e do comércio entre empresas francesas e brasileiras na cadeia de abastecimento da defesa, incluindo as PMEs. Os membros do GICAN e do SIMDE também promoverão o estabelecimento de um diálogo direto, reunindo o potencial econômico das indústrias de defesa francesa e brasileira sobre temas de cooperação.

Fonte | Fotos: SIMDE