News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 13 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » Iveco celebra a fabricação do blindado Guarani de nº 600

Iveco celebra a fabricação do blindado Guarani de nº 600

Mercado & Indústria

A Iveco Defence Vehicles/Latin America, celebrou, no dia 28 de setembro, em Sete Lagoas (MG), a fabricação da viatura blindada de transporte de pessoal média sobre rodas (VBTP-MSR) 6×6 Guarani de número 600. A festividade contou com a presença de militares da Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro e de colaboradores da diretoria e gerência da empresa Iveco.

Dentro do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas, esse projeto surgiu com o objetivo de contribuir para a transformação das organizações militares de infantaria motorizada em mecanizada e a modernização das organizações militares de cavalaria mecanizada, substituindo a VBTP EE-11 Urutu.

Dessa forma, o desenvolvimento da VBTP Guarani teve início no ano de 2007, no antigo Escritório de Projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), no Rio de Janeiro, com a participação ativa dos engenheiros militares da Diretoria de Fabricação (DF), organização militar subordinada ao DCT.

Em meados de 2013, a Iveco inaugurou sua planta voltada à produção de veículos de defesa na cidade de Sete Lagoas. Desde então, são produzidos, anualmente, cerca de 60 viaturas destinadas a dotar diversas organizações militares pelo Brasil. O projeto tem caráter inovador, pois agrega sistemas de armas e de comando e controle (comunicações) de ponta em uma plataforma automotiva militar moderna, compondo a Nova Família de Blindados Sobre Rodas (NFBR), em atual implantação na Força Terrestre.

Dessa forma, o Programa Forças Blindadas e, em particular, o Projeto Guarani fortalece a base industrial de defesa do Brasil, conquistando autonomia em tecnologias estratégicas para o País, contribuindo para a geração de empregos e capacitando civis e militares em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de viaturas militares blindadas.

Fonte | Fotos: Diretoria de Fabricação