News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 06 de May de 2024
Home » Segurança Pública » Força Nacional e Exército vão para PE

Força Nacional e Exército vão para PE

Diversos
Por

Exercito PE

O governo de Pernambuco solicitou o apoio da Força Nacional de Segurança Pública e autorizou o emprego das Forças Armadas para garantir a lei e a ordem no Estado, diante da decisão dos bombeiros e policiais militares de manterem greve por tempo indeterminado.

Ontem, o clima de insegurança emedo se instalou na Região Metropolitana do Recife, diante de boatos, da ocorrência de saques e da promessa de assaltos por meio de redes sociais.

A previsão é de que ainda na madrugada desta quinta-feira chegassem ao Estado os soldados da Força Nacional. Tropas do Exército também eram esperadas pela manhã.

Em nota, o governo informou ter pedido a ilegalidade e abusividade da greve ao Tribunal de Justiça de Pernambuco. Solicitação semelhante foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a coordenação do movimento, bombeiros e policiais permanecem nos quartéis do Estado e se encontram suspensas as rondas ostensivas, os atendimentos aos chamados feitos pela central telefônica 190 e o apoio a qualquer operação da Secretaria de Defesa Social – incluindo as ações contra o tráfico.

Força Nacional (1)ttt

Ontem, houve negociações fracassadas entre a comissão de greve e o governo. De acordo com a assessoria de imprensa do Estado, a administração foi surpreendida com a decisão da categoria de manter a greve, uma vez que, das quatro reivindicações principais, três já foram acordadas e uma delas – o pedido de reajuste de 50% – nem sequer poderia ser cogitada por ferir a legislação eleitoral.

Aulas canceladas. Durante todo o dia, o clima no Estado foi de tensão. Muitos boatos sobre saques, arrastões e outros supostos crimes tomaram conta das redes sociais e causaram o cancelamento de aulas em instituições públicas e privadas e o fechamento de parte do comércio local.

Na internet é grande o número de pessoas que postam fotos de viaturas paradas nos quartéis e de postos de policiamento sem efetivo. Boatos sobre arrastões têm sido recorrentes, especialmente entre jovens.

Houve pelo menos um caso confirmado de saque, no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, com a prisão de aproximadamente dez pessoas. Durante a ação dos vândalos, um ônibus foi destruído e diversas lojas e caminhões de carga também foram saqueados.

Fonte | Fotos: estadao