• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Força Aérea

Antigas tripulações de Catalina se reúnem em Belém

Por Anderson Gabino      |     03/07/2014 às 18:48

Catalina 2

A Base Aérea de Belém sediou no dia 27 de junho a Confraternização dos Catalineiros, encontro de antigas tripulações das aeronaves PBY-5 Catalina, operadas pela Força Aérea Brasileira entre 1943 e 1982. O evento reuniu membros da Associação Brasileira de Catalineiros (ABRACAT) e neste ano envolveu a comemoração dos 74 anos de idade do Suboficial João Esmério da Silva, que durante 36 anos serviu na Amazônia brasileira.

Catalina 4

Durante o encontro, o grupo AYKAKYRITAMA apresentou músicas indígenas em homenagem às décadas de voos dos Catalinas na região amazônica. Capazes de pousar na água, essas aeronaves foram uma presença constante em uma época praticamente sem pistas de pouso na região Norte. Apesar de ter baixa velocidade, a confiança na aeronave fez com que o grito de guerra do 1° Esquadrão de Transporte fosse uma homenagem aos Catalinas: “Devagar, mas chego lá!”.

Catalina

Recebidas durante a Segunda Guerra Mundial, as aeronaves anfíbias foram utilizadas no combate aos submarinos nazi-fascistas na costa brasileira e, nos anos seguintes, em missões de transporte e de busca e salvamento. A frota de 30 aeronaves que chegou a voar com as cores da FAB foram operadas a partir do Rio de Janeiro (RJ) e de Belém (PA).

Catalina 3

O encontro em Belém contou com a presença do Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Borba, e do Comandante da Base Aérea de Belém, Coronel Marcos dos Santos Silva.

Saiba mais sobre a participação dos Catalinas na Segunda Guerra Mundial.

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.