News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Força Aérea » FAB resgata índia vitima de queimadura no Amapá

FAB resgata índia vitima de queimadura no Amapá

Força Aérea
Por

Resgate da India Ten Takeo

OkoiWaijapi, índia da aldeia Jiriru’Wyry, foi resgatada nessa segunda-feira (15/12) pela tripulação de um helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira. Ela havia sofrido queimaduras de segundo grau nas pernas após um acidente com óleo quente e precisava ser transferida para um hospital. Localizadas na margem do Rio Mapari, no norte do Amapá, a aldeia está a 235 quilômetros de distância da capital, Macapá.

Resgate da India cap glauber.3

Para chegar ao posto de saúde mais próximo, seriam cinco dias de caminhada na selva. Com o helicóptero do Esquadrão Falcão, de Belém (PA), foi possível fazer o traslado em poucas horas. “Havia moscas nos ferimentos, e as condições de higiene do local onde a paciente estava eram precárias. Ela corria o risco de ter uma grave infecção ”, explica o Tenente Médico Hugo Carlo Leão Monteiro.

Resgate da India cap glauber.2

A área era de difícil acesso. Como não havia local para pouso, a tripulação precisou sobrevoar a aldeia e fazer o resgate com o uso do guincho. “O H-36 só podia fazer o pairado em cima de alguma clareira próxima para nosso içamento, para não destruir as casas da aldeia devido ao forte sopro do rotor.

Resgate da India cap glauber

Após prestar os primeiros socorros à vítima, tivemos de caminhar bastante pela mata fechada carregando-a com cuidado até o local onde seríamos apanhado”, conta o Sargento Manoel Costa Soares. A índia foi transportada para o Aeroporto de Macapá, onde foi entregue aos cuidados da equipe da Casa de Saúde Indígena. A paciente passa bem.

Resgate da India Sgt ExpeditoResgate da India Sgt Expedito.2Resgate da India sgt rezende

Fonte | Fotos: cecomsaer