News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Wednesday, 01 de May de 2024
Home » Marinha » Marinha do Brasil nas operações de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica

Marinha do Brasil nas operações de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica

Marinha
Por

Laboratório Móvel MB

Nas ações implementadas pela Marinha do Brasil para a garantia da segurança das cidades de Natal (RN) e de Salvador (BA), de 25 de maio a 15 de julho, período da Copa do Mundo FIFA 2014, foi utilizado, pela primeira vez, em apoio à Força Naval Componente (FNC), o Laboratório Móvel (LabMov) de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DefNBQR), recebido pelo Corpo de Fuzileiros Navais em abril deste ano.

O LabMov é uma unidade de análise química e biológica com o propósito de atuar em áreas de suposta ocorrência de ataque ou acidente provocado por substâncias químicas tóxicas e agentes biológicos, oferecendo proteção à população e às instalações em território nacional, decorrentes de possíveis efeitos do emprego de armas dessa natureza, em locais desprovidos de laboratórios de análise.

A estrutura do LabMov, do tipo Shelter Bio and CHEM-LAB-1104, é composta por um conjunto de três elementos diferentes (viatura, contêiner e equipamentos) em natureza e necessidades, porém interdependentes quando em operação. Sua capacidade de operar de forma autônoma é por um período de até 72 horas.

Fonte | Fotos: ccsm