• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Marinha

Marinha do Brasil testa o UAV CAMCOPTER S-100 à bordo do NPaOc P-121 APA

Por Anderson Gabino      |     06/06/2014 às 10:55

camcopter s-100_02

A empresa austríaca Schiebel testou o seu veículo não tripulado (UAV) de decolagem e pouso vertical (VTOL) CAMCOPTER S-100 a bordo do NPaOc P 121 APA (classe Amazonas) da Marinha do Brasil, os testes foram realizados entre os dias 2 e 5 de Junho na costa brasileira 160 km à leste do Rio de Janerio, a bordo do navio de patrulha, se encontravam diversos representantes da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa.

Os teste se basearam em demonstrar as capacidades marítimas do CAMCOPTER S-100, onde os mesmo foram testados por quatro dias em vários cenários projetados e desenvolvidos pela Marinha do Brasil .

NPaOc-Apa-1-600x397

Durante estes testes, o UAV foi utlizado várias vezes com cargas ou sem cargas extras de peso, como um sistema eletro-óptico L-3 Wescam MS-10, um sistema de medidas de apoio eletrônicos (ESM) e de guerra eletrônica (EW) SAGE ESM da Selex ES, o Radar de Abertura Sintética (SAR) também PicoSar Selex e Sistema de Identificação Automática (AIS).

Os vôos ocorreram de dia e à noite chegando a estar à 44 NM da embarcação de distância, sua capacidade de detecção à alvos também foi testada com grandes proporções de distância, sendo que até a 90 NM foi feito com grande objetividade, fornecendo informações para CCO em tempo real dos navios na região.

camcopter s-100_01

Os CAMCOPTER S-100, por serem baseados numa plataforma de um helicóptero não precisam de superfícies preparadas ou dispositivos de lançamento e recuperação, pois eles podem operar a partir do convés de vôo do navio mesmo pequeno implicando em pouca logística para o navio o qual ele for operado.

Tendo um alcance de até 200 km, tanto em terra como na superfície do mar, ele pode ir de uma rota pré-definida automaticamente ou receber instruções específicas, sua altitude máxima de serviço é de 18.000 pés e pode transportar uma carga útil de 75 kg por 10 horas, mesmo que o perfil da missão de vigilância contínua seja, geralmente de seis horas sobre uma área.

camcopter s-100_03

Em fevereiro deste ano a Marinha italiana anunciou sua intenção na compra do UAV CAMCOPTER S-100, depois de testar ele na fragata  Bersagliere no ano de 2012. Na Espanha a Guarda Civil analisou o mesmo modelo, em 2008, a bordo do navio de patrulha costeiro Rio Minho.

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.