News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Marinha » Fragata União (F-45) retorna ao Brasil depois de 9 meses no Líbano

Fragata União (F-45) retorna ao Brasil depois de 9 meses no Líbano

Marinha
Por

uniao_inter1

Já está em território brasileiro a Fragata União (F-45), da Marinha, que integrava a Força-tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL). A embarcação passou mais de nove meses em atividades em nações estrangeiras e chegou este mês ao País, onde atracou na Base Naval do Rio de Janeiro. Ela atuava como nau-capitânia da FTM-UNIFIL e foi substituída pela Corveta Barroso. A presença do navio brasileiro contribui para a garantia da paz e da segurança no sul do Líbano. Além das tarefas operacionais e logísticas da missão, a Fragata conduziu operações de interdição de área marítima, para impedir a entrada não autorizada de armamento em território libanês. Também contribuiu para o adestramento da Marinha Libanesa em ações de segurança marítima.

A cerimônia de chegada da União contou com a presença do subchefe de Operações de Paz do Ministério da Defesa, brigadeiro Tarcisio de Aquino Brito Veloso. Na ocasião, ele saudou a tripulação do navio, ainda no mar. O fato ilustrou a atual interoperabilidade entre as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). A UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e conta com a participação de 35 países. Ao todo, são mais de 10 mil militares e policiais, além de funcionários civis. O Brasil lidera desde 2011 a única Força-Tarefa Marítima da ONU no mundo. Atualmente, a FTM é comandada pelo contra-almirante Flávio Macedo Brasil.

Preparação

O novo efetivo que irá assumir a FTM-UNIFIL passou por preparação para a atividade na Defesa, em Brasília (DF). Os militares brasileiros do 11º contingente participaram de uma série de palestras e receberam informações sobre a conjuntura do país e particularidades da missão, além de orientações técnicas do trabalho. Agora, a próxima etapa de exercícios será no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado no Rio de Janeiro. No final de novembro, o grupo fará estágio para atuar especificamente na missão do Líbano.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa