• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Força Aérea

Esquadrão Harpia realiza treinamento com óculos de visão noturna

Por   

Harpia

A Operação segue até junho e capacitará as tripulações do Esquadrão prestar o serviço de Alerta NVG também durante a Copa do Mundo e tem como objetivo primário, adaptar pilotos e tripulantes ao voo com o óculos de visão noturna, o esquadrão Harpia (7°/8°GAV) iniciou no dia 12 de maio em Manaus (AM) a campanha “NVG”.

A operação consiste em voos após o pôr do sol, quando os helicópteros do esquadrão operam em noites claras (presença de lua e sem nuvens) ou em noites escuras (céu encoberto) para realizar treinamentos básicos, como decolagens e pousos na pista, e operações complexas, como simulação de um resgate sem qualquer tipo de iluminação artificial.

O óculos de visão noturna utilizado pelo esquadrão, o ANVIS 6, é um equipamento intensificador de luminosidade passivo, que utiliza como fonte a luz natural, por exemplo, a luz da lua e das estrelas; ou luz artificial, como a iluminação de uma cidade, permitindo assim que sejam efetuados resgates no período noturno.

A Força Aérea Brasileira teve o primeiro contato com esse tipo de equipamento na década de 80, e desde então vem desenvolvendo uma doutrina de emprego NVG. Esse tipo de doutrina duplicou a capacidade da Aeronáutica, pois os militares adquiriram a capacidade de voar e realizar resgates a qualquer hora do dia ou da noite.

A campanha será encerrada no início de junho e capacitará as tripulações do Esquadrão Harpia a prestar o serviço de Alerta NVG também durante a Copa do Mundo 2014, estando prontas para realizar um resgate 24 horas por dia.

, ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.