News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Força Aérea » Homenagens aos pioneiros da EPCAR marcam os 65 anos da instituição

Homenagens aos pioneiros da EPCAR marcam os 65 anos da instituição

Força Aérea
Por

Veteranos EPcar4

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), realizou na quarta-feira (21/05) uma cerimônia militar para celebrar o aniversário de 65 anos da instituição.

O evento foi marcado pelo desfile de 20 alunos pioneiros, que compuseram a primeira turma a chegar à Barbacena com o objetivo de iniciar os estudos e preparação para o ingresso na então Escola de Aviação do Campo dos Afonsos.

Veteranos EPcar2

Um deles, o Coronel Aviador Reno Queiroz Fabiano Alves, também conhecido como Aluno 49/152 Reno, desfilou empunhando o estandarte recebido pela sociedade barbacenense no ano de 1949. “Este foi o primeiro estandarte da Escola, foi um momento de euforia recebê-lo na praça da cidade”, declarou.

O encontro de gerações marcou o painel realizado durante a tarde, com a presença de alunos veteranos da década de 40, 60, 70 e 90. Na oportunidade, os estudantes atuais escutaram sobre os primeiros dias dos alunos pioneiros, aprenderam sobre a rotina vivida em diferentes fases da instituição de ensino e debateram a importância dos valores que norteiam a formação da escola.

Veteranos EPcar

A experiência histórica foi reconhecida como um diferencial das comemorações do aniversário da EPCAR. “Pude ver que o que acontece atualmente não é muito diferente do que os veteranos passaram em outras épocas.

Os alunos da EPCAR sempre dividirão os mesmos sentimentos e o mesmo sonho: ser um aviador da Força Aérea Brasileira”, disse o aluno 2012/041 Matheus Pinho Mantovani Cerqueira.

Veteranos EPcar5

Finalizando as atividades do dia, os alunos receberam o Capitão Aviador José de Almeida Pimentel Neto, Aluno 97/001 Pimentel em uma apresentação sobre o Esquadrão de Demonstração Aérea.

Veteranos EPcar3

“Foi uma experiência positiva retornar e relembrar os sonhos que eu tinha naquela época e que pareciam tão distantes. Hoje posso dizer que pude realizá-los: pilotar um avião supersônico e pertencer à Esquadrilha da Fumaça” finalizou.

Fonte | Fotos: cecomsaer