News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Força Aérea » Patrono da Aeronáutica é homenageado em cerimônia militar no Rio de Janeiro

Patrono da Aeronáutica é homenageado em cerimônia militar no Rio de Janeiro

Força Aérea
Por

Edurado Gomes.7

A Base Aérea dos Afonsos (BAAF), localizada no Rio de Janeiro, realizou nesta sexta-feira (19/09) uma cerimônia militar em homenagem ao patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes, que faria 118 anos no dia 20 de setembro. A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da FAB.

Edurado Gomes

Um dos destaques da solenidade foi o sobrevoo de diversas aeronaves, como o caça F-5, os helicópteros H-60 Black Hawk e H-34 Super Puma, além do C-95 Bandeirante. Já no solo, estava exposta a aeronave histórica K-263 Curtiss Fledging, que protagonizou na década de 1930 o início das atividades do Correio Aéreo Nacional; assim como o automóvel Itamarati executivo, responsável por atender o então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes.

Edurado Gomes.4

Como forma de deferência, o Tenente-Brigadeiro Saito colocou flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes. Ele ressaltou, em mensagem ao efetivo da Aeronáutica, a importância de relembrar os feitos do passado que incentivam as ações do presente, como a produção do KC-390 e a escolha da nova aeronave de caça da FAB, o Gripen NG. “Somos herdeiros do maior dos bandeirantes do céu”, afirmou.

Edurado Gomes.3

Para o Comandante da Base Aérea dos Afonsos, Coronel Aviador Luis Marques de Lima, cerimônias como essas são importantes para mostrar aos mais jovens os protagonistas do passado. “Os mais novos têm que ver esses exemplos, os grandes exemplos da nação, como foi a vida inteira do Marechal Eduardo Gomes, que foi dedicada à nossa pátria”, disse.

Edurado Gomes.6

O aluno Isaias Cruz, de 13 anos, do projeto social Colibri desenvolvido pela BAAF, é um dos jovens que teve essa oportunidade. Ele fez parte da tropa que desfilou em homenagem ao Marechal Eduardo Gomes.  Segundo a mãe do estudante, Maria da Penha, iniciativas desse tipo fazem a diferença. “O meu filho já faz parte desse projeto muito bem sucedido. E agora eu fico muito orgulhosa em vê-lo desfilando em homenagem ao patrono da FAB”, finalizou.

Edurado Gomes.5Edurado Gomes.2

Fonte | Fotos: cecomsaer