News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Rússia lança hoje,um nanossatélite brasileiro

Rússia lança hoje,um nanossatélite brasileiro

Ministério da Defesa
Por

nanosatc-br-1-engineering-model

Se tudo correr bem, às 16 hs e 15 min desta quinta (19), pelo horário de Brasília, deve ser lançado a bordo de um foguete russo o primeiro “cubesat” nacional.

Chamado de NanoSatC-Br1, o mini satélite será levado ao espaço por um lançador Dnepr, que decolará da base de Yasny, na Rússia.

Os cubesats são uma categoria de pequenos satélites cúbicos de baixo custo que tem conquistado cada vez mais destaque entre programas espaciais do mundo.

nanosatelite

Seu pequeno peso significa que eles podem ser lançados em conjunto, de forma barata. Só esse lançamento levará um total de 21 cubesats, dos quais o brasileiro é apenas um.

O custo de desenvolvimento desses artefatos espacia- is também é modesto, se comparado a satélites tradicionais.

O NanoSatC-Br1 foi concebido e construído em parceria pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), a um custo inferior a R$ 800 mil.

016-021_CAPA_nanosatelite_219-1

Sua missão é estudar a interação do campo magnético terrestre com a radiação espacial, além de servir como piloto para testar a resistência de tecnologias nacionais embarcadas no cubesat.

“Vamos testar no espaço os dois primeiros circuitos integrados projetados no Brasil para uso espacial”, diz Otávio Durão, engenheiro que coordena o projeto na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP).

E esse é só o começo. Outros três nanossatélites brasileiros devem ser lançados ainda neste ano, a partir da ISS (Estação Espacial Internacional).

Concepção Artística de um Cubesat

A iniciativa de produzir projetos de baixo custo é essencial para incentivar o número crescente de engenheiros aeroespaciais brasileiros. Apesar de o país ter um programa espacial há mais de 50 anos, os primeiros cursos de engenharia aeronáutica com ênfase em espaço só foram criados nos últimos anos, após a primeira missão tripulada nacional, em 2006.

Fonte | Fotos: folhadesaopaulo