News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 26 de April de 2024
Home » Exército » Exército prepara militares durante o Estágio de Combate em Ambiente Urbano

Exército prepara militares durante o Estágio de Combate em Ambiente Urbano

Exército
Por

Estágio de Área de Operações Militares em Ambiente Urbano CMSE.6

Terminou, no dia 25 de setembro, no Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (CI Op GLO), do 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL), o Estágio de Área de Operações Militares em Ambiente Urbano para oficiais e sargentos do Comando Militar do Sudeste (CMSE), após duas semanas de intensas atividades que se iniciavam às sete da manhã e se encerravam às dez da noite. De acordo com o Primeiro-Tenente Luiz Guilherme Gonçalves Auletta instrutor do CI Op GLO, o fato de o Exército Brasileiro estar inserido em contextos que, cada vez mais, demandam a atuação em ambiente urbano, tais como Forças de Paz e Forças de Pacificação, no exterior e no País, houve um aprimoramento na doutrina, e é esse aprimoramento que o CI Op GLO vem passando para militares do CMSE e do Brasil.

“Instruções de tiro, de defesa pessoal, de combate em recinto confinado, de patrulhamento ostensivo, de posto de bloqueio e controle de vias e de noções de Direito integram o programa apresentado aos estagiários”, informou o Ten Auletta. “Esse contexto facilita manter os estagiários motivados, uma vez que eles trabalharam como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos”, acrescentou o militar. “Hoje a maioria das missões militares, quando não começa em ambiente urbano, passa por ele. É com grande motivação que viemos nos preparar e nos capacitar nesse Estágio e seremos multiplicadores do conhecimento adquirido”, comentou o estagiário do CI Op GLO, o Segundo-Tenente Pedro Henrique Prado de Sousa, do 2º Batalhão de Polícia do Exército.

O Estágio de Área de Operações Militares em Ambiente Urbano tem como objetivo atualizar e homogeneizar os conhecimentos e procedimentos técnicos e táticos a serem utilizados por pequenas frações nas operações militares em ambiente urbano. Para isso, ele busca capacitar os estagiários para disseminarem o conhecimento adquirido no âmbito do CMSE e contribuir para a projeção da imagem do Exército. A maioria das instruções foram práticas e exigiram a máxima concentração de todos os envolvidos. Agora o CI Op GLO está se preparando para receber uma nova turma para o Estágio Geral de Garantia da Lei e da Ordem, que terá duração de 30 dias.

Fonte | Fotos: ccomsex