News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Geopolítica » Venda de caças ao Brasil é uma oportunidade de ampliar negócios, diz Premiê Sueco Stefan Löfven

Venda de caças ao Brasil é uma oportunidade de ampliar negócios, diz Premiê Sueco Stefan Löfven

Diversos
Por

premie-suecia

O primeiro-ministro sueco Stefan Löfven afirmou nesta sexta-feira, 2, que a venda dos caças Gripen NG para o Brasil deve servir como oportunidade para ampliar os negócios entre os dois países, em outros setores, como energia renovável, mineração, bioeconomia, informática, comunicação e saúde.

A compra pelo Brasil de 36 caças Gripen NG foi anunciada em dezembro de 2013. Após mais de dez anos de discussão, a presidente Dilma Rousseff decidiu pela aquisição dos caças da sueca Saab para a Força Aérea Brasileira (FAB) ao custo de US$ 5,4 bilhões. Foram preteridos os modelos Rafale, da francesa Dassault, e F-18, da americana Boeing.

Dilma recebe o premiê sueco 2015

Löfven, que foi metalúrgico assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que a expectativa é que esse negócio movimente não apenas a indústria de componentes industriais mas também outros segmentos, já que o acordo exige a transferência de tecnologia. O contrato prevê troca de informações técnicas, operacionais e suporte, além de campo de instalação, treinamento e especialização de pilotos.

Sobre detalhes como a forma de pagamento e a entrega dos caças e o interesse brasileiro por mais caças, Löfven afirmou que não tratou com a presidente Dilma, com quem se reuniu pela manhã, porque trata-se de negociações entre a SAAB e o Brasil. Ele defendeu, porém, que a operação vai contribuir para a geração de empregos e o desenvolvimento tecnológico no País.

Info Gripen NG

A venda dos caças ao Brasil deu visibilidade ao produto sueco. O Gripen é utilizado atualmente por África do Sul, Tailândia, Hungria e República Tcheca. Eslováquia e Índia demonstraram interesse em adquiri-lo. A operação deve ser essencial para ampliar a venda dos caças para os países mais próximos ao Brasil, como a Argentina. O primeiro-ministro, porém, não confirmou o interesse dos argentinos no produto.

Fonte | Fotos: estadao