News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 26 de April de 2024
Home » Marinha » Corveta “Barroso” receberá Ordem do Mérito da Defesa alusiva ao resgate dos migrantes

Corveta “Barroso” receberá Ordem do Mérito da Defesa alusiva ao resgate dos migrantes

Marinha
Por

Corveta “Barroso”

O navio da Marinha do Brasil que resgatou 220 migrantes no Mar Mediterrâneo receberá a Ordem do Mérito da Defesa. O decreto que concede a comenda à Corveta “Barroso” foi publicado ontem, dia 10 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU). Na mesma edição consta que o comandante do navio, Capitão-de-Fragata Alexandre Amendoeira Nunes, será condecorado no Grau Cavaleiro.

No dia 4 de setembro, a Corveta encontrava-se navegando a 170 milhas da terra mais próxima, Sicília, Itália, com destino a Beirute (Líbano), quando recebeu um comunicado do Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) italiano, por meio do sistema automático de comunicações do serviço internacional de Busca e Salvamento, informando sobre uma embarcação com risco de afundar com cerca de 400 migrantes, com destino à Europa.

Alguns migrantes estavam muito debilitados e receberam atendimento

O Comandante da Marinha do Brasil prontamente autorizou a prestação do apoio. A “Barroso” chegou ao local informado, a cerca de 150 milhas da terra mais próxima, Peloponeso, Grécia, após uma hora de navegação e resgatou 220 pessoas, alguns muito debilitados. No grupo estavam 94 mulheres, 37 crianças e quatro bebês de colo.

De projeto e fabricação nacionais, a Corveta tem 103,5 m de comprimento e 2.400 toneladas (a plena carga), com autonomia para permanecer por 30 dias em missão. Sua velocidade nominal máxima, com turbina a gás, é de 30 nós, e seu raio de ação, com velocidade de 12 nós, é de 4.000 milhas (ou 7.200 km).

Fonte | Fotos: ccsm