RSS
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • RSS

Marinha

Esquadrão HU-2 Pegasus, completa 29 anos de criação

Por   

UH-15 (6)

O Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), Esquadrão Pegasus, completou na data de ontem (18/09) 29 anos de criação, por ordem do Decreto nº 93.274 em 18 de setembro de 1986 e tendo sua ativação sendo feita em 25 de fevereiro de 1988, com sede na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

Desde a sua criação o Esquadrão utiliza os helicópteros UH-14 Super Puma e Cougar, estando capacitado para as mais diversas missões, principalmente o transporte de cargas e de tropa, esclarecimento aéreo, lançamento de paraquedistas e de mergulhadores de combate, guarda de aeronaves no NAe São Paulo, busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM) e transporte VIP.

Os helicópteros Super Puma e Cougar são tecnicamente iguais e ambos recebem a denominação UH-14 na Marinha do Brasil. Equipados com duas turbinas Turbomeca Makila com potência máxima de 1.870 hp cada. Possuem sofisticados equipamentos de bordo, tais como: computador de bordo Nadir Mk.2, radar Doppler, Flight Direct Coupler FDC 155 SFIM e radar meteorológico Bendix 1400C, o que permite realizar voos sob condições meteorológicas adversas, identificando alvos mesmo sobre o mar agitado.

Seu lema é:

“IN ALIS VIS ET VIRTUS! ”

(Nas Asas a Força e a Virtude!)

Com um peso máximo para a decolagem é de 9 ton. podendo carregar uma carga carga máxima externa de  até 4,5 ton. Por ser um Esquadrão de grande versatilidade, força, robustez e segurança, recebeu o apelido de Pegasus, o cavalo alado da mitologia grega, e que foi adotado e incorporado como o símbolo do Esquadrão HU-2.

Em dezembro de 2010 como parte do Programa H-XBR, a Marinha do Brasil recebeu o primeiro Helibras EC725 (agora H225M) Super Cougar, equipados com dois motores Turbomeca Makila 2A1 de 2.415 hp de potência cada, torretas FLIR (Forward Looking Infra-Red) e modernos sistemas de navegação, os H225M receberam a designação UH-15, mas mantiveram o nome Super Cougar, devendo substituir gradativamente os UH-14.

A missão do Esquadrão é “Aprestar os meios no cumprimento das tarefas que lhe são inerentes no âmbito das Operações Navais, a fim de contribuir para o preparo e aplicação do Poder Naval”.

No Ar, os Homens do Mar!

Fonte | Fotos: operacional

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Dia Internacional do Peacekeeper no CCOPAB

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.