News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Marinha » Parque temático em Santa Catarina será o maior museu militar do Brasil

Parque temático em Santa Catarina será o maior museu militar do Brasil

Marinha

Máquinas, equipamentos, viaturas, capacetes, canhões, jipes alemães, tanques das duas guerras mundiais, já se encontram nos galpões e nos pátios do Parque Temático Histórico e Cultural 14º BC, que está sendo construído e deverá ser inaugurado em 18 meses. Fica as margens da BR-101, em Morretes, município de Tijucas.

As milhares de pessoas que transitam pela rodovia federal tem a atenção despertada pelo grandioso empreendimento, por uma gigantesca bandeira do Brasil na enorme parede e pela frase “Brasil acima de tudo”, com letras garrafais num extenso muro.

O projeto é de autoria do engenheiro civil formado pela UFSC em 1972 e empresário vitorioso Dudavant dos Santos Teixeira. Trata-se de sonho antigo, que começou com um  empreendimento menor na Palhoça, onde recebe duas vezes por semana grupos de escolas da Grande Florianópolis.

Segundo os professores, as crianças ficam encantadas com aquele mini parque educativo e histórico. Elas participam de várias solenidades antes da visita aos blindados, máquinas, equipamentos, viaturas e peças militares do Brasil e de outros países. Cantam o Hino Nacional durante o hasteamento da bandeira e durante a visita questionam tudo sobre o patrimônio histórico e militar do museu.

Dudevant tentou duas vezes ingressar no Exército, mas não teve sucesso. Decidiu fazer engenharia, mas sempre dedicado a conhecer a fabricação e o funcionamento de equipamentos bélicos. Ele mesmo desmonta e monta motores de caminhões, peças de tanques e manda confeccionar replicas de veículos usados nas duas Guerras Mundiais.

Pela dedicação aos equipamentos do Exército recebeu o titulo raro de Sargento Honorário. Quando recebe convidados está vestindo uma fara do 14° BC-Batalhão de Caçadores, unidade do Exército que hoje atender pelo nome de 63° Batalhão de Infantaria, integrado a 14ª Brigada brigada de Infantaria Motorizada.

Os dois empreendimentos foram custeados integralmente com recursos próprios. Ele mesmo dirige tratores em muitos serviços executados no Parque. Ali chega todos os dias as 5:30 da manhã, acompanhado do filho Eduardo, que também trabalha na montagem de equipamentos que serão expostos.

Patriota até a medula, disciplinado, entusiasmado pelo Brasil, já recebeu várias homenagens do Exército pelas iniciativas.

Dudevant dos Santos Teixeira tem 75 anos, mas revela uma energia juvenil quando fala do empreendimento ou quando está dirigindo algumas das viaturas militares.

 

Fonte | Fotos: NSC Total | Moacir Pereira