News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Tuesday, 23 de July de 2024
Home » Força Aérea » Batalhão Guararapes debate emprego de cães de guerra

Batalhão Guararapes debate emprego de cães de guerra

Força Aérea
Por

BINFAE-RF..2

O Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) realizou, de 06 a 08 de outubro, o “I Simpósio sobre o emprego do cão militar no Comando da Aeronáutica”. O evento reuniu cerca de 30 profissionais especializados na área de medicina veterinária, operações com cães e treinamentos das diversas raças de cães utilizadas na Força Aérea Brasileira (FAB). Também participaram órgãos públicos sediados em Pernambuco, como Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal do Recife e Canil Colosco.

Entre os assuntos abordados podem ser destacados: perigo aviário, cão de busca e salvamento, nutrição canina e reprodução, protocolo profilático e concentração físico-química de cães vadios, displasia coxo-femoral, manual de treinamento e emprego de cães de guerra. “Além de apresentar o trabalho realizado pelos pelotões de cães de guerra da FAB, o simpósio estabeleceu os primeiros parâmetros que irão balizar e regulamentar a atividade operacional desses pelotões. Serviu também para conhecermos todos os nossos companheiros de profissão, o que propiciou e facilitou a troca de informações direcionadas ao progresso geral dos canis como, por exemplo, os aspectos reprodutivos e as trocas de material genérico”, ressaltou o Tenente Médico Veterinário Paulo André Lima Borges.

O cão tem sido utilizado em diversas áreas dentro da FAB, como em varreduras a procura de bombas, drogas e em ações de busca e salvamento, além do controle de aves nos aeroportos. De acordo com o Comandante do BINFAE-RF, Major Valdivino José do Carmo Junior, o simpósio alcançou o objetivo de fomentar a discussão doutrinária sobre essa vertente da ação de polícia. “Isso gerará a melhoria significativa do trabalho operacional entregue pelos Pelotões de Cães de Guerra à Força Aérea Brasileira”, afirmou.

BINFAE-RF 

O Batalhão Guararapes, como também é conhecido, tem o objetivo de garantir a segurança das Organizações Militares da FAB e vilas militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAER-RF), além de autoridades que passam pela área de jurisdição do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). A unidade operacional completou dez anos de ativação no dia 11 de outubro.

Fonte | Fotos: cecomsaer