News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Força Aérea » Cadetes da Academia da Força Aérea concluem exercício de campanha em São Paulo

Cadetes da Academia da Força Aérea concluem exercício de campanha em São Paulo

Força Aérea
Por

Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea .6

Foram cinco dias de treinamentos em princípios, procedimentos, técnicas e táticas básicas de combate terrestre e de sobrevivência. Essa foi a rotina dos 199 cadetes aviadores, intendentes e infantes do Esquadrão Jaguar, que cursa o primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no interior de São Paulo. O primeiro exercício de campanha do grupo encerrou na quarta-feira (04/08).

Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea .3

Os cadetes tiveram instruções como segurança de acampamento, bivaque (montagem e utilização de rede de selva, poncho e barraca modular), transposição de aquavias, navegação terrestre, orientação, minas e armadilhas, camuflagem, pista de combate e de cordas, entre outras. “Este exercício serve como base para atividades como sobrevivência na selva e no mar, bem como o exercício de liderança”, ressalta o Chefe da Instrução Militar da AFA, Capitão de Infantaria Muriel Rodrigo Martelo.

Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea .7

Para a Cadete Intendente Luiza Alvarenga Mota, entre as diversas oficinas realizadas, a que mais chamou atenção foi denominada AVOT, sigla formada pelas iniciais dos sentidos audição, visão, olfato e tato. “É muito importante, quando estamos em uma operação, ou um cenário de guerra, sabermos como nos comportar, para não denunciar posições e reconhecer ameaças”, explica.

Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea

Apesar da intensa carga de exercícios, para surpresa da Cadete Luiza, foi uma boa experiência. “Foi importante vermos nossa superação pessoal, e mais importante ainda ver que todos completaram o exercício. Ninguém ficou para trás”, analisa.

Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea .2

Mesmo já sendo militar no Senegal, só agora o  Cadete Aviador Mouhammad Diallo teve seu primeiro contato com estas instruções. Ele é um dos seis estrangeiros que estão cursando a academia militar no Brasil e que participaram do exercício de campanha. “Me surpreendi na instrução de animais peçonhentos, fiquei com um pouco de medo, mas consegui segurar uma jiboia”, afirma Diallo. A instrução foi realizada em parceria com o Instituto Butantan, que cedeu os animais para serem apresentados aos militares.

Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea .4Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea .8Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea .5Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea .9Esquadrão Jaguar, primeiro ano da Academia da Força Aérea .10

Assista ao FAB em Ação sobre sobre a rotina dos cadetes da AFA:

[vsw id=”6qsC3TbhAEM?list=PLRKC0_t93PIfO6hg53wGxnKU8AZ1u6Fdu” source=”youtube” width=”560″ height=”390″ autoplay=”no”]

Fonte | Fotos: cecomsaer