News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Thursday, 02 de May de 2024
Home » Força Aérea » Cães farejadores da FAB e a sua utilização nos Batalhões de Infantaria

Cães farejadores da FAB e a sua utilização nos Batalhões de Infantaria

Força Aérea
Por

Cadela Hanna

O faro de Hanna, cachorra da raça Pastor Belga Malinois, ajudou na detecção de 16 kg de maconha escondida em uma embarcação, em Manaus (AM). O olfato do animal, até 50 vezes mais apurado do que o de um homem, torna o trabalho de localização de drogas, explosivos e pessoas muito mais rápido e eficiente. O papel do cão junto ao militar se tornou fundamental e, por isso, a Força Aérea Brasileira já possui vários canis espalhados pelo país.

Na Base Aérea de Santa Maria (BASM), a Border Collie Cacau ajuda, junto com outros nove cães da mesma raça, no controle aviário do aeródromo, impedindo que quero-queros, a principal espécie de ave envolvida na colisão com aeronaves no sul do país, façam seus ninhos por ali. Por todo o Brasil, unidades da FAB mantêm cães para missões de guarda e segurança, faro de drogas, munições e explosivos e patrulha das áreas de pousos e decolagens.

Cães farejadores têm sido usados na segurança de grandes eventos no Brasil. Durante os Jogos Pan-Americanos, em 2008, e a Copa do Mundo, em 2014, vários canis enviaram reforços para identificar entorpecentes e armamentos em aeroportos civis e militares. O combate ao tráfico de drogas é atividade diária desses animais, principalmente em regiões de fronteira, farejando bagagens e aeronaves. Leia a reportagem completa e outras novidades sobre a FAB no jornal NOTAER do mês de maio.

Fonte | Fotos: cecomsaer