News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Tuesday, 23 de July de 2024
Home » Força Aérea » Exercício Cacequi treina tripulações do Esquadrão Pantera, em Santa Maria (RS)

Exercício Cacequi treina tripulações do Esquadrão Pantera, em Santa Maria (RS)

Força Aérea
Por

 Exercício Cacequi

O Esquadrão Pantera (5°/8°GAV) realizou de 24 de agosto a 4 de setembro o Exercício Operacional Cacequi, em Santa Maria (RS), onde a unidade aérea está sediada. Os militares treinaram missões de ataque com os helicópteros H-60 Black Hawk, tiro aéreo lateral diurno e noturno, escolta, busca e salvamento em combate e evasão no solo em caso de queda de aeronave.

O exercício envolveu cerca de 60 pessoas entre pilotos, mecânicos, metralhadores e homens de resgate para que o esquadrão contribua com garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. “Participei da minha primeira missão de tiro lateral com óculos de visão noturna e de evasão no solo. Os ensinamentos e técnicas aprendidos nas missões são de grande valia para o emprego real no futuro, mantendo o nível operacional dos militares”, comentou o especialista em mecânica de aeronaves, Sargento Micael Luciano de Matos.

Exercício Cacequi.2

Para as missões de escolta e busca e salvamento em combate foi transportado, como carga externa, um carro sucateado para compor a figuração inimiga do exercício. O objeto serviu como alvo tático para os metralhadores. O transporte externo do veículo foi possível em virtude de conhecimentos obtidos junto ao Exército Brasileiro, em um intercâmbio realizado em Taubaté (SP).

“O Exercício Cacequi coroa um ano de treinamento do esquadrão. Todas essas atividades foram reunidas em uma missão, proporcionando aos tripulantes a adaptação de todo seu conhecimento em uma situação próxima à realidade em um teatro de operações”, explicou o Comandante do Esquadrão Pantera, Tenente-Coronel Josirley Brito de Sousa.

Exercício Cacequi.4

Assista ao vídeo com o treinamento de  Busca e Salvamento em combate (Combate SAR) realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB):

[vsw id=”IReoG3Z8KT4?list=PLRKC0_t93PIdAaA99IBHr2k4tj1jCnz7q” source=”youtube” width=”560″ height=”360″ autoplay=”no”]

FONTE: CECOMSAER

Fonte | Fotos: cecomsaer