News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Friday, 21 de June de 2024
Home » Força Aérea » Exercício de sobrevivência na selva prepara futuros oficiais

Exercício de sobrevivência na selva prepara futuros oficiais

Força Aérea
Por

Exercício de sobrevivência na selva prepara futuros oficiais

Quinze futuros oficiais participantes do Estágio de Adaptação Técnico (EAT) e do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) encerraram, no início de outubro, o exercício de campanha organizado pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão. O objetivo da atividade é preparar o militar para situações adversas e inesperadas. Por três dias, os profissionais de diversas áreas foram incentivados a desenvolver habilidades úteis para combatentes individuais. Foram repassadas instruções de orientação no terreno, sobrevivência e vida na selva, construção de abrigos, obtenção de água e fogo, entre outras. Um dos destaques foi a apresentação sobre como confeccionar armadilhas e preparar alimentos de origem animal e vegetal.

A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Vice-Diretor do CLA, Coronel Elymar Guimarães Fonseca Júnior. Na solenidade, os estagiários prestaram continência ao terreno, gesto tradicional que representa o agradecimento por tudo que o ambiente lhes proporcionou. Os concluintes receberam também os distintivos e insígnias de um dos uniformes operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), o 10º uniforme camuflado. O término da primeira fase do EAT e EAS no CLA está marcado para o final deste mês de outubro, quando os estagiários serão declarados Aspirantes-a-Oficiais do Quadro de Oficiais Convocados (QOCon). Após seis meses, os aspirantes serão promovidos a Segundo-Tenente, podendo permanecer na FAB por até oito anos, prorrogável por mais um ano.

Fonte | Fotos: cecomsaer