News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Wednesday, 01 de May de 2024
Home » Força Aérea » FAB celebra o Dia da Aviação de Patrulha

FAB celebra o Dia da Aviação de Patrulha

Força Aérea
Por

Av Patrulha 73 anos.4

A formatura em comemoração aos 73 anos do batismo de fogo da Aviação de Patrulha foi realizada nesta sexta-feira (22/05), na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). O evento reuniu tripulantes dos três esquadrões de patrulha: Orungan (1°/7° GAV), sediado em Salvador (BA); Phoenix (2°/7° GAV), de Florianópolis (SC); e Netuno (3°/7° GAV), de Belém (PA); além de representantes da Segunda Força Aérea (II FAE).

Av Patrulha 73 anos

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. Também estavam presentes ex-comandantes e ex-integrantes de unidades aéreas ligadas à aviação.

Av Patrulha 73 anos.3

Na oportunidade, foi homenageado o, já reformado, Major-Brigadeiro do Ar Jaime Rodrigues Sanchez, em reconhecimento ao trabalho desempenhado ao longo da carreira militar, em destaque como Comandante do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada. A Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi entregue ao Tenente-Coronel Aviador Antônio Ferreira de Lima Junior, Comandante do Esquadrão Orungan. Também foram prestadas homenagens ao Patrono da Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionysio Cerqueira de Taunay.

Av Patrulha 73 anos.5Av Patrulha 73 anos.7

De acordo com o Comandante da Segunda Força Aérea (II FAE), Brigadeiro Roberto Ferreira Pitrez, a modernização das aeronaves P-3AM e P-95 é um marco para a Aviação de Patrulha, responsável por fazer a vigilância da costa brasileira e proteger as riquezas marítimas. “Nós temos vetores modernos, mais rápidos, capazes de cumprir uma elevada gama de missões”, destaca. Clique aqui e ouça entrevista com o Brigadeiro Roberto Pitrez, comandante da II FAE.

Av Patrulha 73 anos.6

Aeronaves modernizadas

Com a responsabilidade de vigiar 24 horas por dia, aproximadamente, 4,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o litoral brasileiro, as aeronaves dos esquadrões de patrulha são dotadas de modernos sensores.

Av Patrulha 73 anos.2

O Esquadrão Orungan opera o avião P-3AM Orion, recentemente modernizado com tecnologia antissubmarino e radares de última geração. Já os esquadrões Phoenix e Netuno operam o P-95 Bandeirulha, que está em processo de modernização e vai intensificar a capacidade de encontrar objetos sobre a superfície.

P-3AM

O P-3AM Orion completou a marca de cinco mil horas de voo, na última quarta-feira (20/05). A aeronave possui um dos mais modernos sistemas para identificação por radar e dispõe do mecanismo Forward Looking Infra-Red (FLIR), que complementa as informações dos tráfegos marítimos, fornecendo imagens nítidas e claras.

P-3AMCBSilvaLopes

Além disso, permite localizar, identificar e repassar todo o cenário do tráfego marítimo para embarcações da Marinha do Brasil e direcionar a atividade de policiamento para as áreas mais críticas.

[vsw id=”ZkJx1nV9PM0″ source=”youtube” width=”560″ height=”380″ autoplay=”no”]

Fonte | Fotos: cecomsaer