News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 29 de April de 2024
Home » Força Aérea » FAB já soma quase 40hs de busca ao helicóptero desaparecido

FAB já soma quase 40hs de busca ao helicóptero desaparecido

Força Aérea
Por

_MG_0291

Um C-130 Hércules (1º GTT) e um H-60 Black Hawk (7º/8ºGAV) da Força Aérea Brasileira (FAB) somam 38 horas de voo na busca do helicóptero modelo AS-355N matrícula PR-ADA, desaparecido desde a última sexta-feira (29/5).

A aeronave decolou de Atalaia do Norte (AM) para a Comunidade Indígena Pintiaquinho (AM) e de lá para a cidade de Tabatinga (AM). O desaparecimento foi comunicado pelo operador do helicóptero, a empresa Moreto Taxi Aéreo, às 23h. De acordo com o operador, o último registro de localização por satélite foi às 18h, hora local (GMT-5), a cerca de 45 km de Tabatinga (AM), conforme infográfico.

Domingo Aéreo Musal 2014 (6)

Nesta segunda-feira (01/06), o C-130 Hércules decolou às 9h30, hora local, de Tabatinga, de onde ocorrem as decolagens para as buscas. O helicóptero H-60 também decolou nesta manhã para ajudar nas buscas. Ontem, domingo (31/05), o mau tempo na região atrasou o início dos voos.

Segundo o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico(Salvaero Amazônico), órgão responsável por coordenar a missão, a área coberta até o início desta tarde é de 1.800 km². A principal dificuldade é a própria característica da região, onde árvores chegam a 40 metros de altura e provocam densas sombras no fundo da mata.

Mapa de salvamento

Por isso, a missão é intensificada entre 9h30 e 15h30, hora local, para aproveitar melhor a luminosidade. Não foram detectados sinais do equipamento Transmissor Localizador de Emergência (ELT) do helicóptero.

 Mais de 25 militares da FAB estão engajados nas buscas, sendo 18 tripulantes. Também auxiliam nas operações o Exército, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de municípios da região.

[vsw id=”zk97vQKQnRA” source=”youtube” width=”560″ height=”390″ autoplay=”no”]

Fonte | Fotos: cecomsaer