News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 29 de April de 2024
Home » Força Aérea » Unidade da FAB realiza treinamento de prevenção para pilotos da Segurança Pública

Unidade da FAB realiza treinamento de prevenção para pilotos da Segurança Pública

Força Aérea
Por

Prevenção de acidentes.2

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) promoveu, na última segunda-feira (05/10), o treinamento de pilotos do Batalhão de Aviação da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) abordou diversos temas como o treinamento de emergência em helicóptero, recomendações de segurança na manutenção, formação operacional e ocorrências aeronáuticas.

A equipe formada por investigadores e especialistas destacou a necessidade de elevar a prevenção no dia a dia da atividade aérea para uma atuação mais eficaz. A mensagem voltada para a segurança operacional ganhou relevância diante do avanço tecnológico representado pelos novos helicópteros AW 119 – Koala, recentemente incorporados à frota da Brigada Militar.

De acordo com o chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, durante a transição para uma nova tecnologia é fundamental o acompanhamento do órgão de prevenção para evitar a queda na disponibilidade operacional e eventuais acidentes. “Contribuímos com recomendações de Segurança de Voo, além de mantermos os bons laços de amizade entre as duas instituições”, declarou.

Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) mostram que perda de controle em voo (34,60%), a falha de motor (14,22%), o julgamento de pilotagem (11,38%) e a supervisão gerencial (9,67%) são os principais fatores contribuintes na elevação das estatísticas de acidentes.

Batalhão de Aviação

Os helicópteros Koala trazem melhorias ao cumprimento das missões de transporte de pessoal, equipamentos, busca e salvamento, resgate, radio-patrulhamento, combate a incêndio e ações de defesa civil. Cada aeronave tem capacidade de transporte de, além de dois pilotos, seis policiais militares, e, possui ainda dois kits de macas para a remoção simultânea de pacientes. Possui farol de busca, guincho elétrico e maior capacidade para o combate a incêndio.

O Batalhão de Aviação da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul foi criado em 1989 e está localizado na área do Aeroporto Internacional Salgado Filho, constituindo-se em uma ferramenta veloz e atuante no apoio aos órgãos de Segurança Pública em prol da sociedade gaúcha.

Fonte | Fotos: cecomsaer